RSS Eventos Arvorezinha

Fenamate em Arvorezinha movimenta o Vale do Taquari

17325
Festa promove a integração popular e divulgar a erva-mate e suas mais de 190 propriedades medicinais (Foto: Divulgação)

A Festa Nacional da Erva-Mate é realizada em Arvorezinha a cada dois anos, intercalados com a Turismate, realizada município vizinho de Ilópolis. O objetivo da Festa é promover a integração popular e divulgar a erva-mate e suas mais de 190 propriedades medicinais, além do chimarrão e seus derivados. Neste ano, a 8ª edição aconteceu de 15 a 18 de setembro, no Parque Municipal de Eventos de Arvorezinha.

A abertura oficial, realizada na última quinta-feira (15) teve a presença dos secretários estaduais Ernani Polo (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação) e Tarcisio Minetto (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo), o presidente da Emater, Clair Kuhn, o prefeito Luiz Fontana, o presidente da Feira, Jonas Dallagnol, o presidente do Ibramate, Valdir Zonin, além de deputados, autoridades da região e município. Em seu pronunciamento, o presidente Clair Kuhn destacou os serviços prestados pela Emater/RS-Ascar na orientação aos agricultores, aos viveiristas e às atividades de classificação e certificação.

Kuhn visitou a sede do Ibramate, em Ilópolis, na sexta-feira (16), a Ervateira Valério, destaque na região em inovação como no caso dos derivados da erva-mate (chás e cosméticos Katu), e percorreu os estandes da feira. Também nesta data foi realizada Audiência Pública da Câmara dos Deputados, com a participação do deputado Afonso Hamm, proponente do Projeto de Lei que estabelece a Política Nacional da Erva-Mate, e do deputado Estadual Elton Weber, coordenador da Frente Parlamentar da Erva-Mate. Pela parte da tarde, teve reunião da Câmara Setorial Estadual da Erva-Mate, coordenada pelo agrônomo da Seapi,Tiago Fick, com a presença da entidades representativas.

O governador do Estado José Ivo Sartori visitou a Fenamate no domingo (18). Segundo os organizadores, prestigiaram a Festa um público de mais de 60 mil pessoas.

Texto: Ascom Emater