RS Rural - Agricultura Destaques

Fepagro promove Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica

(Reprodução - Foto: Odair dos Santos/SDR)
(Reprodução – Foto: Odair dos Santos/SDR)

Aprofundar a temática da agroecologia e agricultura orgânica, compreendendo seus conceitos, princípios, manejo do solo, nutrição e adubação, proteção das plantas, certificação e comercialização de alimentos orgânicos. Esse é o objetivo do Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica que a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) promoverá de 3 de junho a 8 de outubro e que terá um encontro (módulo) por mês com 12 horas/aula.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (9) até o próximo dia 31, no Departamento de Horticultura da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), local do curso de extensão. Informações pelo e-mail agroecologiaprodorganica@gmail.com, ou pelos telefones 51 3308-7440 e 51 3308-6020.
A atividade faz parte das ações do projeto de pesquisa interinstitucional coordenado pela pesquisadora da Fepagro, Andréia Mara Rotta de Oliveira, e financiado pelo CNPq. Segundo Andréia, o estudo, que é desenvolvido através de atividades de pesquisa, ensino e extensão, visa ao aprimoramento e à aplicação de tecnologias alternativas ao uso dos agrotóxicos para o controle de pragas e doenças de plantas. “Por ser multidisciplinar, reúne pesquisadores da Fepagro Sede, Fepagro Florestas e Fepagro Serra do Nordeste. Além da UFRGS, também são parceiras a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Emater/RS-Ascar e a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR)”, destaca.
Texto: Darlene Silveira/Ascom Fepagro
Edição: Léa Aragón/Secom