Meio Ambiente RS RSS

Fepam bate recorde em arrecadação de multas ambientais

LOGOS FOTOS SITE-04A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) bateu recorde histórico na arrecadação de multas ambientais no ano de 2016. O valor de R$ 4,694 milhões foi 15,84% superior ao ano anterior.

Durante o ano foram gerados aproximadamente dois mil boletos de cobranças. Destes, 1.082 foram quitados, que corresponde a 56,86%. Os demais tramitam com recursos no órgão ambiental ou foram encaminhados para a Secretaria da Fazenda, para inscrição na dívida ativa.

O setor industrial foi o que mais sofreu autuações no ano passado. Somente uma empresa pagou multa de R$ 200 mil por descarte indevido de resíduos. Os valores arrecadados são depositados no Fundo Estadual do Meio Ambiente. Parte desse fundo é destinado à manutenção da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), da Fepam e das Unidades de Conservação.

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora presidente da Fepam, Ana Pellini, destaca que o crescimento foi possível graças à organização das juntas de julgamento e ao empenho dos servidores.

Texto: Ascom Fepam