Eventos Estrela

Festa das Apaes integra crianças, jovens e idosos

Festa reuniu mais de 350 pessoas, de unidades da Apaes do Vale do Taquari e outras entidades / Bruna Nunes/Prefeitura de Estrela

Evento, em sua 13ª edição, reuniu seis unidades da associação, entidades de idosos, alunos de creche, grupos folclóricos e outros

A 13ª Festa das Apaes deu continuidade, nesta quinta-feira (23), à programação do 54º Festival do Chucrute, uma das festas integrantes da Maifest, que marca as comemorações dos 143 anos de fundação de Estrela. Mais de 350 pessoas participaram do festivo evento. O Centro Comunitário Cristo Rei recebeu representantes das unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela, Bom Retiro do Sul, Lajeado, Cruzeiros do Sul, Encantado e Teutônia. Integrantes e pacientes da Vovolândia São Pedro, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Estrela, da Associação Beneficente Pella Bethânia de Taquari e crianças da Creche Colmeia também marcaram presença, além de professores e funcionários.

Após recepção e palavra de boas vindas do pastor da Igreja Evangélica Confissão Luterana do Brasil (IECLEB) de Estrela, Milton Schmidt, foi dado início à programação. Primeiro com apresentações da categoria infantil dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e das senhoras do grupo Caminhando Juntos. Em seguidas todos os presentes foram convidados a participar da polonese coletiva, em um momento de integração que gerou diversão a todos.

Muitos alunos da Apae entraram no clima germânico da festa / Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Dona Nair Prediger (64) veio de Imigrante participar da festa. Desta vez com o filho Mathias (20), paciente da Apae Estrela desde que nasceu. “Sempre participei da festa, mas ele não aceitava ficar aqui. Este ano aceitou. Estou feliz e pelo jeito está se divertindo bastante também”, disse ela. Já dona Mafalda Diehl (78) estava orgulhosa. Hóspede da Vovolândia, vestiu uma bonita roupa para a festa. No Cristo Rei, agora na companhia da filha Mara Rubia Werle (54), a senhora que já sobreviveu a quatro Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) denunciou quem lhe havia passado o colorido batom. “Foi minha filha”, afirmou, sorrindo. Feliz, em meio há muitos jovens e vendo as apresentações das crianças, avisou. “Eu tenho netos.” Um lanche coletivo gratuito foi servido e a música ambiental embalou a todos durante a tarde.

O Festival do Chucrute segue no final de semana. Para o próximo sábado (25) são esperadas mais de 2,5 mil pessoas no 2º Baile Típico, com animação da Orquestra La Montanara. Ingressos limitados podendo ser adquiridos na secretaria da Comunidade (Rua Pinheiro Machado, 149). No domingo, a partir das 15h, ocorre o segundo Café Colonial, quando os alimentos são comercializados a quilo. A entrada no local é livre, com a sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível. Nesta respectiva tarde, além das apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, convidados como o CTG Raça Gauderia, Escola Renascer do Samba, Centro Cultural Morgenstern de Colinas e o Grupo de Casais de Danças Alemãs de Mato Leitão deixarão a festa mais bonita. Mais informações no site www.festivaldochucrute.com.br e nas redes sociais da festa.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa de Estrela