Cultura Eventos Destaques Lajeado

Festa de São João acontece neste domingo no Parque dos Dick

Neste domingo, 23/06, o Parque Professor Theobaldo Dick (Parque dos Dick) receberá a 14ª edição da tradicional festa de São João no Parque. Entre as 12h e as 20h, a comunidade poderá prestigiar diversas atrações. O evento é realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e por Grupo Independente, em parceria com empresas e entidades do município. A festa de São João de Lajeado é uma das maiores do interior do Estado devido ao número de entidades e de participantes.

Para a festa junina, estão programadas diversas atrações e atividades voltadas para todos os públicos. Entre eles, estão apresentações artísticas, mais de 40 opções de comidas típicas, feira de artesanato, dança da quadrilha, brincadeiras típicas e diversas oficinas. Um dos destaques do evento é a queima da fogueira no final da festa, que promete abrilhantar a noite de São João.

Além disso, crianças poderão se divertir com os brinquedos infláveis, que serão oferecidos pelo Sesc Lajeado mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Ainda, a Secretaria da Saúde (Sesa) estará presente realizando testes rápidos de saúde, como hepatites, sífilis e HIV, de glicemia e verificação de pressão arterial.

O Bloco dos Palhaços é uma das entidades que participa da festa desde sua primeira edição. Neste ano, o Bloco está se preparando para encenar o casamento caipira e oferecerá mais de cinco opções de comida e brincadeiras. “Esperamos que essa festa seja um dos maiores eventos de todos os tempos de Lajeado. O Bloco tem um enorme prazer em participar dessas atividades que visam o entretenimento para o público do Vale do Taquari”, ressalta o presidente do Bloco dos Palhaços, Darci Possamai.


Nesta edição, o São João no Parque conta com apoio do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Pró Cultura LIC RS, que viabilizou as apresentações da Orquestra Gaúcha de Viola Caipira, Casamento Caipira com o Bloco dos Palhaços e o Grupo de Forró Maria Bonita.


Erva-mate e água quente serão fornecidas gratuitamente pela Ximango durante o evento. Em caso de chuva, a festa será transferida para o Parque do Imigrante.

Confira a programação:

12h – Abertura
13h30 – Triathlon / Cabo de Guerra 
14h15 – Centro de Cultura Afro Brasileira
14h30 – Apresentações das Escolas: EMEF Alfredo Lopes da Silva EMEF Francisco Oscar Karnal
15h – Voo de Balão espalhando sementes pelo parque
15h15 – Centro de Cultura Afro Brasileira
15h30 – Centro de Cultura Alemã de Lajeado
15h45 – Dança da Quadrilha – Projeto Conviver
15h55 – Abertura Oficial
16h15 – Orquestra Gaúcha de Viola Caipira
17h30 – Casamento Caipira – Bloco dos Palhaços
18h15 – Artte Escola de Dança
18h30 – Final Cabo de Guerra
19h – Grupo de Forró Maria Bonita
Queima da Fogueira
20h – Encerramento

Assessoria de Imprensa de Lajeado