RS RSS Eventos Destaques Teutônia

Festa do Colono e do Motorista quer resgatar tradições dos antepassados

Festa tem como característica o resgate das tradições dos antepassados (Édson Luís Schaeffer/Arquivo Folha Popular)

No dia 25 de julho ocorre novamente a Festa do Colono e do Motorista, evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia e Westfália e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). Assim como em edições anteriores, a programação ocorre na Rua Jacob Daniel Bayer, em frente ao STR, no Bairro Languiru, e visa resgatar as tradições e costumes dos antepassados.

A programação inicia às 9h30min, com desfile de tratores e máquinas. A saída será na Prefeitura, seguindo pela Avenida 1 Leste, Rua Major Bandeira, Rua 3 de Outubro, Rua Erno Dahmer e Rua Santos Dumont, até a sede do STR. Às 11h, ocorre celebração ecumênica, doação de alimentos e pronunciamentos de autoridades. Ao meio-dia, será servido almoço com comida colonial. Neste horário, também inicia a apresentação de talentos do povo do meio rural.

A programação segue com baile animado pela Teutônia Banda Show e sorteio de prêmios das campanhas voltadas aos associados e clientes da entidade. Paralelamente, haverá feira de máquinas, implementos e produtos agropecuários. Também haverá Feira do Produtor Rural, artesanato, serviços de saúde, copa e cozinha, brinquedos para as crianças, ervateira, entre outros. Interessados em expor seus produtos na feira de artesanato ou em participar do show de talentos e do torneio de canastra podem se inscrever no Sindicato.

O destaque da programação ficará com atividades e concursos que remetem aos costumes dos colonizadores. Haverá torneio de canastra, bem como concurso de cucas e dos produtos mais bonitos, entre eles espiga de milho, abóbora, aipim, entre outros. No concurso de cucas, serão avaliados dois aspectos: a cuca mais bonita e a cuca mais saborosa. Já no concurso de produtos vegetais, o aspecto avaliado será o peso. Haverá premiação para os três melhores avaliados. As inscrições devem ser feitas nos escritórios do STR no Bairro Languiru e em Westfália ou na Emater de Teutônia até o dia 20 de julho.

A diretoria do sindicato convida a toda a comunidade para participar da Festa do Colono e Motorista. Também se pede para que, se possível, se traga alguma ou semente crioula para compartilhar no dia festa. “Quem quiser, também pode doar algum produto da sua propriedade ou alimento não perecível para a celebração religiosa, cujos produtos serão doados a uma entidade necessitada. Venha participar de mais um evento, o dia do Colono e Motorista, dia 25 de julho, na rua do sindicato”, coloca a presidente, Liane Brackmann.

Texto: Ascom Teutônia