Mulher RS RSS Eventos Estrela

Festa do Colono e Motorista terá homenagem à mulher rural

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rogério Heemann coordenou a reunião (Foto: Bruna Nunes Braun)

A Festa do Colono e do Motorista de Estrela, que ocorre no próximo dia 25, terá novidades neste ano. O Troféu Frontino Caye, que homenageia agricultores e motorista do município, terá mais uma categoria. Vai distinguir também uma trabalhadora rural, tendo em vista que 2018 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher Rural.

A organização do evento, que comemora ainda o Dia do Vovô e da Vovó, o Dia da Saúde e aniversário de 55 anos do Sincato dos Trabalhadores Rurais de Estrela foi tratada em reunião da comissão organizadora, na segunda-feira (02.07). Além da entrega do Troféu Frontino Caye – que destaca produtores nas categorias suinocultura, avicultura, produção leiteira, jovem rural, aposentado rural, agroindústria familiar e motorista – haverá uma série de atividades.

O desfile das comunidades abre a programação, com saída às 9h da Avenida dos Estados até o Centro Comunitário Cristo Rei. Haverá bênção em frente ao parque Princesa do Vale. No Centro Comunitário seguirá com abertura oficial, apresentação do Coral do Gracie e entrega do Troféu Frontino Caye pela manhã. Vai haver premiação para a comunidade mais animada no desfile e durante a festa. Ao meio-dia será servido almoço e à tarde ocorre baile de integração.

Durante o evento a Emater/RS-Ascar terá um espaço para estimular a troca de mudas e sementes crioulas. O objetivo é iniciar um trabalho de incentivo à produção destas sementes. Além disso, haverá participação do grupo de produção orgânica que está em formação no município.

Texto: Ascom Estrela