RS RSS Rural - Agricultura Destaques

Festa do Figo de Nova Petrópolis acontece no primeiro final de semana de fevereiro

549
Haverá premiação para os produtores expositores de figo (Foto: Divulgação)

A colheita do figo já começou em Nova Petrópolis e nos dias 04 e 05 de fevereiro a comunidade de Linha Araripe realizará a 44ª edição da tradicional Festa do Figo. A cultura possibilita ao agricultor cultivá-la em pequenas áreas, sendo uma excelente opção na diversificação de atividades da agricultura familiar.

Na festa, promovida para enaltecer o trabalho do produtor, há exposição e comercialização de figos e outras frutas, produtos coloniais, artesanato, máquinas e implementos agrícolas e empresas da região, além de apresentações folclóricas, bandinhas típicas e premiação dos produtores expositores de figo. Nos dois dias de evento, também é servido almoço por adesão para os visitantes da festa.

Atualmente, o município de Nova Petrópolis conta com 70 produtores familiares, que cultivam 42 hectares de figos, basicamente das variedades Pingo de Mel, Negrito e Roxo de Valinhos, obtendo uma produção de 400 toneladas. Em torno de 60% dessa produção é destinada para a indústria, o restante é comercializada na Ceasa, para o consumo in natura e indústria caseira de doces.

A festa conta com o apoio da Emater/RS-Ascar, da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. O estacionamento é gratuito. Haverá cobrança de ingresso para a domingueira, no valor de R$ 10, para quem não almoçar na festa. Em 2018, a Festa do Figo acontecerá na comunidade de Linha Brasil, que alterna a realização do evento com a comunidade de Linha Araripe.

Texto: Ascom Emater