Cultura Eventos Estrela

Festa e homenagens marcam o Dia do Colono e do Motorista

Durante evento houve venda de produtos das agroindústrias

Evento realizado nesta quinta-feira, em Arroio do Ouro, reuniu centenas de produtores e convidados

O Dia do Colono e do Motorista, em Estrela, foi marcado por um grande evento, que homenageou estes trabalhadores. Promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em parceria com o Governo Municipal e Emater/RS-Ascar, a Festa do Colono e Motorista de Estrela, que também comemorou o 56º aniversário do STR e o Dia do Vovô e da Vovó, reuniu centenas de produtores e convidados na Comunidade de Arroio do Ouro nesta quinta-feira (25.07). Este ano, em função do mau tempo, não houve o desfile das comunidades e o ponto alto foi a entrega do “Troféu Frontino Caye”.

Foram sete categorias de produtores mais motorista e a premiação levou em conta uma série de critérios técnicos e permitiu escolher, entre os principais destaques de cada uma delas, um nome para representar os demais. Na Suinocultura recebeu o troféu o produtor Marciano Gregory, de Arroio do Ouro, que trabalha neste ramo há 21 anos. Na Avicultura o destaque ficou com Paulo José Zart, também de Arroio do Ouro e que há 23 anos se dedica à atividade. Na Produção Leiteira o troféu foi entregue a Bertoldo Romeu Meinerz, de Linha Lenz, que está nesta atividade há 54 anos.

Na categoria Jovem Rural o destaque deste ano foi Diego Scheeren, de Chá da Índia, Distrito de Costão. Na categoria Aposentado Rural o homenageado foi Ary Lohmann, de Beija-Flor, Costão, que há 55 anos atua na agricultura. Na Agroindústria Familiar o troféu foi para Breno José Mädke, que reside em Delfina e atua no ramo há 56 anos. Como Mulher Trabalhadora Rural foi homenageada Eliani Teresinha Zart, de Delfina, que trabalha na agricultura há 35 anos. Por fim, eleito pelos funcionários municipais, recebeu o troféu na categoria Motorista o servidor Raul Fernandes. Ele está na prefeitura há 24 anos, dos quais 14 atendendo a Secretaria de Educação, onde está lotado atualmente.

Na abertura oficial houve pronunciamentos de autoridades, antecedidos por uma apresentação do Coral do Gracie e por bênção pelo padre Neimar Schuster. Nas manifestações, agradecimentos a produtores e motoristas pela relevância de suas atividades. “A agricultura do nosso município dobrou de tamanho desde que assumimos. Fruto do trabalho e da dedicação diária de vocês. Sei que, às vezes, não conseguimos atender na velocidade e na necessidade que vocês precisam, mas tenham certeza que buscamos sempre fazer o possível, dentro do que está ao nosso alcance, pois reconhecemos a importância deste setor”, disse o prefeito Rafael Mallmann dirigindo-se aos produtores. Ele comentou também a abertura do Mercado chinês aos produtos lácteos do Brasil, citando a força do setor no Estado e em Estrela.

Também prestigiaram o evento, entre outras autoridades, o presidente do STR, Rogério Heeemann; o vice-prefeito Valmor Griebeler; deputado estadual Edson Brum, presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Schossler; representante do Escritório Regional da Emater/RS, João Sampaio, e chefe do Escritório Municipal da Emater/RS, Tânia Stein; coordenadora da Regional das Mulheres, Maria Lovani Ely, secretários, vereadores, lideranças sindicais e convidados.

A programação contou ainda com outras atividades, como a 14ª edição do Dia da Saúde, com prestação de serviços nesta área; apresentação teatral, exposição de artesanato e de agroindústrias, distribuição de mudas e a continuidade do programa de sementes crioulas, com oportunidade de troca. Houve almoço e o encerramento com baile animado pela banda Destaque Nacional.

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Crédito das fotos: Assessoria de imprensa
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela