Cultura RS RSS Eventos Destaques Estrela

Festas dos Idosos e das Apaes marcam Festival do Chucrute

Festa dos Idosos reuniu 22 grupos de vários municípios (Foto: Divulgação)

Os problemas recorrentes da greve dos caminhoneiros atrapalharam, mas não impediram a realização da programação do meio da semana do 53º Festival do Chucrute. A Festa dos Idosos, realizado quarta-feira (23), e da Festa das Apaes, ocorrida nesta quinta-feira (24), reuniram centenas de pessoas no Centro Comunitário Cristo Rei. Mesmo local onde no próximo sábado (26) e domingo (27), as segundas edições do Baile Típico do Festival e do Café Colonial encerrarão a programação da Maifest 2018, que juntamente com o ParkChoppFest celebram os 142 anos de emancipação de Estrela.

Na quarta-feira (26), centenas de pessoas de mais idade chegaram logo no início da manhã ao Centro Comunitário para prestigiarem as atrações da 24ª Festa dos Idosos. Estiveram reunidos 22 grupos da melhor idade de vários municípios do Estado e o anfitrião Caminhando Juntos. Ainda pela manhã ocorreram apresentações. Ao meio-dia almoço e à tarde baile.

Nesta quinta-feira foi a vez da 12ª Festa das Apaes, com participação das Associações de Estrela e Bom Retiro do Sul. O número de presentes foi menor do que em relação às edições passadas pois as unidades de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Taquari ficaram receosas de comparecer devido aos protestos que têm marcado as últimas horas no País e Vale do Taquari. Além dos alunos das Apaes, marcaram presença os idosos da Vovolândia São Pedro, também pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e alunos da Creche Colmeia. Houve apresentação de danças folclóricas e baile. Também foi distribuído lanche para todos.

Para o sábado são esperadas mais de 2,5 mil pessoas no 2º Baile Típico do Festival do Chucrute, com animação da Banda K’necus. Ingressos limitados. No domingo, a partir das 15h, ocorre o segundo Café Colonial. Os alimentos são comercializados a quilo. A entrada no local é livre, com a sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível. Mais informações no site www.festivaldochucrute.com.br e na respectiva fanpage.

Texto: Ascom Estrela