Cultura Destaques Estrela

Festas juninas e de inverno prometem movimentar escolas de Estrela

Festas movimentarão centenas de alunos nos próximos 45 dias

Programações internas e abertas ao público ocorrem ao longo dos meses de junho e julho

Tradicionalmente, o mês de junho reserva uma das datas mais aguardadas por alunos: o Dia de São João. Embora celebrado historicamente no dia 24, as típicas festas juninas nas escolas estrelenses ocorrem em diversas datas do respectivo mês e ainda invadem julho. Além da possibilidade de integração com outras turmas e na maioria dos casos também com familiares e amigos, as programações também marcam uma das oportunidades em que as direções e os Círculos de Pais e Mestres (CPMs) podem obter uma renda extra com a venda pratos e bebidas típicas da ocasião, como pinhão e quentão, ajudando no custeio de algumas obras e investimentos em projetos próprios.

A primeira festa ocorre já na noite desta quinta-feira (13), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Rua Josefina Diel, 1.171, no Bairro Auxiliadora). A integração reunirá professores, funcionários, alunos e pais. Contará com venda dos tradicionais pratos e apresentações das turmas. Destaque para a “Dança das Saias” e o “Casamento Caipira”. Informações pelo telefone 3981-1071.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Estrelinha, no Bairro das Indústrias, o CPM tradicionalmente realiza uma “Feira Junina”, com colaboração das famílias e comerciantes do município. Agendada para ocorrer das 11h às 18h da próxima quarta-feira (19), serão comercializados comes e bebes típicos das festas como cachorro-quente, pastel, bolos, rapadura, brigadeiro, pinhão, quentão e outros, para consumo no local ou mesmo para que famílias e visitantes levem para casa. Informações pelo telefone 3981-1065. Também em junho e igualmente Bairro das Indústrias ocorrerá a Festa Junina da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas (Rua Augusto Frederico Markus, s/nº). Está, agendada para o dia 25, contará em sua programação com tradicionais elementos das festas caipiras, como casamento; quadrilha e brincadeiras diversas, mas será restrita a alunos, professores e funcionários. Na parte da manhã para estudantes dos Anos Finais, e à tarde para os dos Anos Iniciais. Mais informações pelo 3981-1072

Não será diferente no interior do município. Na Linha Lenz os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel inclusive terão duas oportunidades de comemorar. No dia 24/06 (segunda-feira) será realizado um Recreio Junino, dentro dos turno escolar, com lanches típicos e músicas juninas. Já no dia 05/07 (sexta-feira) ocorrerá o tradicional Arraiá da AJD. Este terá como palco o ginásio da comunidade local, quando todos estarão convidados a participarem das atrações a partir das 18h30min. Na programação, além das comidas, músicas e brincadeiras típicas estão projetadas apresentações dos alunos, quadrilhas e o sorteio da Ação Entre Amigos da escola. Informações pelo telefone 3712- 8783.

Inverno

As festas não cessarão em julho, tendo então o reforço da “estação mais fria do ano” na temática junina. É o caso da “Festa de Inverno e das Famílias” da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço dos Sonhos. Agendada para o dia 12/07, em sua sede (Rua Herta Lohmann Porn, nº 650, Bairro Pinheiros), a programação ocorrerá das 17h às 20h, aberta ao público. Informações pelo 3981-1272. No mesmo bairro, mas uma semana depois, será a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pinheiros realizar a sua Festa de Inverno. Agendada para o dia 19/07, a programação no educandário da Rua Herta Lohmann Porn, nº 395, ocorrerá em dois momentos. A partir das 16h30min restrita aos alunos, e a partir das 17h30min aberta a toda comunidade escolar, com apresentações das turmas e comercialização dos lanches típicos da época. Informações pelo telefone 3981-1123.

Já o Arraial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber ocorrerá dia 13/07, um sábado. Acontecerá nas dependências da unidade escolar do Bairro Boa União (Rua Adão Henrique Fett, nº 596), das 14h às 17h. Os recursos obtidos com a venda de lanches e bebidas típicas da data serão utilizados em iniciativas do Projeto Sonhos, desenvolvido pela escola que em 2019 completa 20 anos. Mais informações pelo telefone 3981-1073.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela