Eventos Estrela

Festas juninas seguem em julho

Dança das Saias foi uma das coreografias apresentadas na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer

Escolas que não realizaram suas festas em junho aproveitam agora o reforço da temática do inverno para as tradicionais comemorações

O mês de junho se foi, mas as festas de São João nas escolas municipais de Estrela não. Ainda com a temática junina, mas agora com o reforço do inverno, uma série de festividades estão programadas para julho nos educandários, muitas delas no interior do município. Festas que, além da possibilitarem uma oportunidade de integração dos alunos e na maioria dos casos de levar familiares e vizinhos da comunidade a conhecerem melhor as escolas, se tornam alternativa para as direções e Círculos de Pais e Mestres (CPMs) arrecadarem renda extra com a venda pratos e bebidas típicas da ocasião, valores que posteriormente são investidos no bem-estar das crianças.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diehl, no último dia 24 ocorreu o Recreio Junino. Dentro do turno escolar, lanches típicos, brincadeiras e músicas juninas fizeram a alegria dos pequenos. Foi uma espécie de “aquecimento” para o “Arraiá da AJD”, ainda maior, agendado para a tarde desta sexta-feira (05). Este sim, aberto ao público em geral, terá como palco o ginásio da comunidade local, com atrações a partir das 18h30min. Na programação estão projetadas apresentações dos alunos, quadrilhas e brincadeiras típicas e o sorteio da Ação Entre Amigos da escola. Informações pelo telefone 3712-8783. Programação bastante semelhante a do “Arraiá da Emef La Salle”, que ocorrerá na tarde do sábado (06). Também do interior, a festa ocorrerá no ginásio da comunidade São Jacó, a partir das 13h30min, sendo igualmente aberta a quem tiver interesse em participar e conferir as apresentações e os tradicionais casamento e cadeia caipira, assim como o sorteio da Ação entre Amigos. Informações pelo telefone 3712-9084.

O Arraial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber ocorrerá dia 13, sábado. Acontecerá nas dependências da unidade escolar do Bairro Boa União (Rua Adão Henrique Fett, nº 596), das 14h às 17h. Os recursos obtidos com a venda de lanches e bebidas típicas da data serão utilizados em iniciativas do Projeto Sonhos, desenvolvido pela escola que em 2019 completa 20 anos. Mais informações pelo telefone 3981-1073.

Em uma semana duas festas movimentarão as escolas situadas na Rua Herta Lohmann Porn, no Bairro Pinheiros. A estação mais fria do ano é justamente a temática na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço dos Sonhos. A “Festa de Inverno e das Famílias” está agendada para a sexta-feira, dia 12, em sua sede (nº 650). A programação ocorrerá das 17h às 20h, sendo aberta ao público. Informações pelo telefone 3981-1272. Já no dia 19 será a vez da Emef Pinheiros realizar a sua Festa de Inverno. A programação no educandário localizado no nº 395 da mesma via ocorrerá em dois momentos. A partir das 16h30min restrita aos alunos, e a partir das 17h30min aberta a toda comunidade escolar, com apresentações das turmas e comercialização de lanches típicos. Informações pelo telefone 3981-1123.

Já realizadas

Junho teve grande movimentação das quadrilhas juninas. Uma das primeiras a comemorar a sua Festa de São João foi a Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, no dia 13. Aberta a comunidade, a área social da escola ficou tomada de alunos, pais, demais familiares e vizinhos da escola, que foram conferir as apresentações, como a “Dança das Saias” e o “Casamento Caipira”, e se deliciar com os típicos comes e bebes à venda.

O Bairro das Indústrias teve três festas em sete dias. Na Emei Estrelinha, no Bairro das Indústrias, foram dois os momentos de integração. No dia 19, o CPM realizou a sua “Feira Junina”, que contou com a participação de familiares dos alunos, moradores e comerciantes da comunidade vizinha, onde o foco foi a comercialização de comes e bebes típicos das festas. No dia 24 ocorreu a festa junina interna, esta sim focada na diversão das dezenas de crianças. Um dia depois foi a vez da Emef Leo Joas realizar a sua Festa Junina. Dezenas de atividades e apresentações envolveram alunos, professores e funcionários. Na última sexta-feira (28), fechando o movimentado mês de junho, a Emei Casa da Criança Estrelense realizou sua Festa Junina. Esta ocorreu à noite, no Ginásio da Apae, que recebeu grande público e foi repleta de atrações.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela