RSS Geral Lajeado

Festival de Cinema de Lajeado fortalecerá cultura cinematográfica da região

Em 2017, o cinema em destaque no Vale do Taquari (Foto: Divulgação)
Em 2017, o cinema em destaque no Vale do Taquari (Foto: Divulgação)

O 1º Festival de Cinema de Lajeado (RS) fará com que o Vale do Taquari possa ver a arte das telonas de forma diferente. Com um olhar mais crítico e também de forma apreciativa. É que o evento, que ocorre nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017 pretende fortalecer a cultura cinematográfica da região. “Nossa ideia é trazer realizadores de obras de curta-metragem de todo o país para discutir os trabalhos e conhecer as belezas do Vale do Taquari”, diz o idealizador do evento, Lauro Bergesch.

O Teatro do Centro Cultural Univates – local onde ocorrerá o Festival – vai virar cenário de encontro de diretores e da “turma” do cinema. A disputa pelo troféu deve animar debates e transformar a criação cinematográfica na celebração da sétima arte por realizadores, imprensa e público em geral. O Festival está no mapa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e as inscrições já estão rolando. Elas abriram dia 1º de setembro e estendem-se até o dia 19 de novembro.

A intenção é selecionar pelo menos 50 curtas, ainda que o número de filmes recebidos seja superior. “Já temos mais de 40 inscritos e o prazo para encerrar as inscrições ainda está distante, pois prossegue novembro adentro”, comenta Bergesch

O evento também servirá para estimular o turismo, pois a intenção do idealizador é fazer com que as pessoas conheçam as belezas naturais espalhadas pelo Rio Grande do Sul. “As pessoas que vierem de fora movimentarão hoteis, restaurantes e o comércio e ficarão inteiradas das nossas paisagens e cenários que passarão em forma de filme na tela do Teatro.” Esta será a mostra não-competitiva ( sem premiação em dinheiro), que vai exibir documentários turísticos gaúchos, feitos pelo próprio organizador. Na mostra competitiva (com premiação em dinheiro) os filmes poderão ser inscritos nas categorias Animação, Documentário, Experimental ou Ficção.

Inscrições
As inscrições estão abertas. Podem participar pessoas físicas, profissionais ou amadoras. Cada concorrente poderá inscrever até dois trabalhos de curta-metragem, de até 25 minutos, como realizador ou diretor, de modo gratuito. A ficha de inscrição pode ser obtida em www.festivaldecinemadelajeado.com.br. O melhor curta receberá de premiação R$ 1,2 mil.

Texto: Ascom Festival de Cinema