Lajeado Turismo

Festival de Cinema de Lajeado quer fomentar o turismo no Vale do Taquari

bergesch
Bergesch, o idealizador do evento em um dos pontos turísticos do Vale: Viaduto 13 (Foto: Divulgação)

O 1º Festival de Cinema de Lajeado que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017 será mais do que uma oportunidade de apreciar curta-metragem. A ideia do idealizador do evento, Lauro Bergesch é fazer com que o público se apaixone pelas belezas naturais do Rio Grande do Sul. Ao organizar o evento, Bergesch planeja fomentar o turismo e fazer a roda da economia girar. “Queremos trazer gente de todo o país para assistir ao Festival, que acontecerá no teatro da Univates. Logicamente, essa movimentação irá mexer com o comércio: hotéis, bares, restaurantes, lojas e postos de gasolina irão atender uma clientela que consome cultura e que estará ávida por produtos locais.”

Os três dias do evento serão emblemáticos para o Vale do Taquari. É que esta é uma iniciativa pioneira e se tudo der certo virão outras edições por aí. O Festival engloba não somente filmes que vão concorrer entre si na mostra competitiva, mas também será marcado por uma mostra não-competitiva (sem premiação em dinheiro) que vai apresentar filmes turísticos. Este é o grande projeto de Bergesch: fazer com que as pessoas conheçam as belezas naturais espalhadas pelo território gaúcho. E foi por causa desse projeto que nasceu o Festival de Cinema. “Eu queria apresentar para o Brasil o material que colhi nos últimos sete anos, em viagens pelo Estado. São filmes que fiz e livros que editei retratando as belas paisagens e pontos turísticos. Como não havia um festival onde pudesse mostrar meu trabalho, decidi criá-lo.”

A paixão pelas belezas naturais que Bergesch faz questão de exaltar existe e não é de hoje. Há décadas atrás, quando ainda era vendedor de uma fábrica de bebidas, ele percorreu os quase 500 municípios gaúchos. Em cada um deles aguçou seu olhar para as paisagens e se transformou num turista dentro do seu próprio Estado. Depois, quando se tornou diretor comercial dessa mesma fábrica, teve a ideia de mostrar estes cenários ao maior número possível de pessoas. Com o tempo, este sonho só aumentou. Até que decidiu concretizá-lo na forma de Festival.

As inscrições para o Festival são gratuitas e estarão abertas no período de 1º de setembro a 19 de novembro. Cada curta poderá ter no máximo 25 minutos e estar inscrito em uma dessas quatro categorias: animação, documentário, experimental e ficção. A ficha de inscrição pode ser obtida no site: www.festivaldecinemadelajeado.com.br. O melhor curta receberá de premiação R$ 1,2 mil.

Os livros
No Festival de Cinema de Lajeado vão estar disponíveis para comercialização, livros, filmes e Cds relacionados ao turismo do Rio Grande do Sul. São obras intituladas “Exportando Belezas”, que trazem os principais pontos turísticos. O Cd que estará à venda contém uma seleção de músicas compostas pelo próprio Bergesch. Elas abordam cenários turísticos de cada recanto gaúcho. “Meu desejo é que as pessoas apreciem o que temos de melhor em termos de natureza e possam se sensibilizar com as nossas belas paisagens.”

Texto: Ascom 1º Festival de Cinema de Lajeado