Cultura Eventos Muçum

Festival de Corais celebra os trinta anos do coral de Muçum

Evento tradicional no calendário municipal, terá participação de dez corais vindos de diversas partes da Região

O espetáculo de vozes proporcionado pelo tradicional Festival de Corais está de volta a Muçum no próximo sábado (19). O evento que chega em sua 30ª edição e festejará os 30 anos do Coral Municipal de Muçum, inicia às 18h, com recepção dos grupos no Salão Paroquial, quando é servido aos integrantes café e chá. Às 19h, eles se dirigem à Igreja Matriz, onde ocorrem as apresentações.

Para estas, estão confirmados, além do coral muçunense, o Coral Municipal de Progresso, Coral Municipal de Dois Lajeados, Coral Municipal de Vila Flores, Coral Municipal de Nova Roma do Sul, Coral São Carlos, de Encantado; Coral Fiori Dei Piani, de Estrela; Coral Vocalize, de Lajeado; e os corais Vale dos Vinhedos e da Fundação Casa das Artes, ambos de Bento Gonçalves. Ao fim do espetáculo, os participantes retornam ao Salão Paroquial, onde será servido o jantar com animação da Banda Sul Itália. A ficha é comercializada ao valor de R$ 35 e os organizadores pedem que seja confirmada presença até a próxima sexta-feira. A expectativa é receber cerca de 300 pessoas.

Há onze anos integrante e cinco destes como presidente do coral anfitrião, Mairi Gracioli Pezzi, conta que os preparativos para o evento ocorrem normalmente. Sobre o coral, ela diz ser um grande compromisso, em que se cria fortes laços com os demais integrantes, podendo ser comparado a uma família. A coralista diz ser motivo de satisfação fazer parte da organização da edição que marca três décadas de trabalho. “Temos integrantes que fazem parte do coral desde que ele iniciou, em 1989. Todo ano participamos de cerca de dez eventos em municípios de toda região, incluindo celebrações religiosas”, destaca.

O grupo ensaia semanalmente, às terças-feiras, no Auditório Adelaide Boniatti, na Prefeitura. A secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, vê as atividades de canto como forma de preservação de uma cultura presente em toda região. “A região tem diversos corais que fazem belos trabalhos e um deles é o de Muçum. Tenho orgulho em ver que o empenho de cada integrante alcança no próximo sábado os 30 anos do Coral Municipal”.

 

 

Fotos: Luís Gustavo Bettinelli/Arquivo Prefeitura de Muçum
Assessoria de Imprensa de Muçum