Cultura Destaques Teutônia

Festival de Música de Teutônia apresenta programação oficial e abre período de inscrições

Evento promovido pelo Colégio Teutônia, em sua 4ª edição, ocorre no mês de julho

Cursos de diversos instrumentos envolvem musicistas de diferentes idades

Estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Música de Teutônia, promoção do Colégio Teutônia que ocorre no período de 21 a 25 de julho. Será um evento onde os músicos e estudantes de música poderão se aperfeiçoar por meio de oficinas dos mais diversos instrumentos, recitais e concertos, além de trazer uma vasta programação artística para o público em geral.

“O Festival reúne renomados professores em cursos de instrumentos musicais e oficinas. Os instrumentistas inscritos participam da Orquestra do Festival, da prática de conjunto e dos concertos abertos ao público. Será um encontro de conhecimentos, novos saberes e muito amor à música”, avalia o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

Nesse contexto, o evento tem por objetivo propiciar aos participantes contato com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do Estado; oportunizar a vivência da música por meio de oficinas de cordas, sopros, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade.

 

Cursos e programação

Haverá duas frentes de trabalho, pedagógica e artística, que se entrelaçam gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e a educação musical. Serão 16 cursos ministrados por 19 professores: saxofone alto, com Amauri Iablonovski; violino, com André Meneghello, Charles Regauer e Manoela Lampert; flauta transversal, com Ana Carolina Bueno; maestro e curso de arranjo, com Gilberto Salvagni; guitarra, com Daniel Sá; clarinete, com Diego Grendene; coral, com Federico Trindade; piano, com Léo Ferrarini; saxofone tenor, com Marcelo Martins; violoncelo, com Milene Jorge Aliverti; bateria, com Ricardo Arenhaldt; tuba, com Wilthon de Oliveira Matos; trompete, com Elieser Fernandes Ribeiro e Tiago Linck; trombone, com Julio Rizzo; contrabaixo, com Marcinho Staggemeier; e trompa, com Nadabe Tomás.

Também haverá palestra com o tema “Como administrar a carreira de músico” e o Festival Itinerante, projeto que leva os estudantes para apresentações em diferentes locais de Teutônia.

Entre as atrações artísticas abertas ao público, sempre a partir das 20h, haverá Concerto com Quinteto Porto Alegre, no dia 22 de julho; talk-show com Pedrinho Figueiredo e Hique Gómez no dia 23; apresentação dos naipes de instrumentos do Festival no dia 24; e encerramento com Orquestra do Festival e Orquestra Acadêmica no dia 25.

“A proposta é difundir e valorizar a música em geral, erudita e popular, oferecendo aos estudantes e ao público a oportunidade de conhecer mais sobre seu instrumento e crescer em sua área musical”, conclui o maestro do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e integrante da comissão organizadora do evento, Lucas Eduardo Grave.

Os detalhes da programação e mais informações estão disponíveis no site do Festival (www.festivaldemusicadeteutonia.com.br) e também na página do Festival nas redes sociais. As inscrições podem ser realizadas pelo site, com valores diferenciados para o primeiro e o segundo lotes.

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester
Assessoria de Imprensa de Teutônia