Cultura Eventos Teutônia

Festival de Música de Teutônia inicia no domingo

Lançamento do Festival ocorreu no mês de abril, durante evento especial na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre

Promovido pelo Colégio Teutônia, evento ocorre de 21 a 25 de julho. Mais de 220 musicistas inscritos na 4ª edição 

No próximo domingo, dia 21, ocorre a abertura oficial do 4º Festival de Música de Teutônia, promoção do Colégio Teutônia. A primeira noite da programação terá o lançamento da Orquestra Jovem do Colégio Teutônia, com a participação especial de Marcelo Martins no saxofone tenor, Pedrinho Figueiredo na flauta, Betânia Delazeri e Walter Silva na voz. O evento inicia às 19h30min no Auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru, em Teutônia, com ingressos limitados gratuitos na recepção do CT.

O Festival é um evento onde os músicos e estudantes de música têm a oportunidade de se aperfeiçoar por meio de oficinas dos mais diversos instrumentos, recitais e concertos, além de trazer uma vasta programação artística para o público em geral. Tem por objetivo propiciar aos participantes contato com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música; oportunizar a vivência da música por meio de oficinas de cordas, sopros, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade.

Conta com o patrocínio máster de Sicredi Ouro Branco, patrocínio ouro de Grupo Popular de Comunicação, patrocínio prata de Certel e American Nutrients, patrocínio bronze de Protepac e apoio cultural da Prefeitura de Teutônia.

 

Cursos e programação

Haverá duas frentes de trabalho, pedagógica e artística, que se entrelaçam gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e a educação musical. Serão realizados cursos de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo, que já contam com mais de 220 musicistas inscritos, vindos de 35 diferentes cidades, como Teutônia, Westfália, Colinas, Boa Vista do Sul, Poço das Antas, Barão, São Pedro da Serra, Linha Nova, Nova Petrópolis, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Lajeado, Arroio do Meio, Serafina Corrêa, Porto Alegre, Passo Fundo, Marau, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Caxias do Sul, Alvorada, Canoas, Venâncio Aires, Santa Maria, Guarapuava e Chapecó.

Também haverá palestra com o tema “Como administrar a carreira de músico” e o Festival Itinerante, projeto que leva os estudantes para apresentações em diferentes locais de Teutônia.

A programação artística, aberta à comunidade e com entrada franca, além da Orquestra Jovem do Colégio Teutônia na noite de domingo, conta com apresentação do Coral Municipal de Teutônia e do Quinteto de Sopros dos Professores do Festival, no dia 22; talk-show com Pedrinho Figueiredo entrevistando Hique Gómez, no dia 23; Recital de Professores e Estudantes, no dia 24; e Concerto de Encerramento, com a Orquestra do Festival, no dia 25, todos a partir das 20h no Auditório do CT.

Programação extra foi agendada para a noite do dia 26 de julho, a partir das 20h, na Associação da Água do Bairro Languiru, com o Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Os detalhes da programação e mais informações estão disponíveis no site do Festival (www.festivaldemusicadeteutonia.com.br) e também na página do evento nas redes sociais.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester
Assessoria de Imprensa de Teutônia