Cultura Forquetinha

Festival destaca música e teatro

Grupo de danças do município se apresentou durante o encontro

Recentemente o município sediou o XIX Festival de Música e Teatro (Musik und Theater Festival), no Salão de Pedras, do Parque de Exposições Christoph Bauer. O encontro ocorre desde 2003.

Conforme a professora de Língua Alemã Raquel Rockenbach o evento foi realizado com o apoio da Associação Riograndense dos Professores de Alemão (Arpa), em parceria com o Goethe Institut e com a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello.

Durante o dia foram realizadas apresentações nas categorias de teatro, música, declamações e esquetes na língua alemã. Para Raquel o festival valoriza todo tipo de arte, desde dramatizações, musicais, danças coreografadas e teatro. “É uma forma de destacar nosso trabalho dentro do município e manter a preservar as tradições. Esta troca de experiências é fundamental, assim como o apoio recebido da administração e da direção do colégio”, observa.

Aulas e oficina de dança 

Conforme Raquel, no colégio são ministradas aulas de alemão desde 2010. Participaram as turmas do 3º ao 9º ano. Mostra aos alunos a importância de preservar, auxilia na expressão, identifica e ensina como escrever. “Somos uma região de origem alemã. É de grande valia o ensino, pois também é mais uma língua estrangeira sobre a qual os alunos tem domínio”, destaca.

Ainda são ministradas aulas de dança. A oficina envolve os alunos do 5º ano, e temos alunos do 6º ano até o 9º ano, nas categorias infanto-juvenil e juvenil.

Escolas participantes 

  • Colégio Martin Luther – Estrela
  • Colégio Sinodal Gustavo Adolfo- Lajeado
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória e Carlos Boettcher Filho  – Sinimbú
  • Colégio Mauá – Santa Cruz do Sul
  • Colégio Teutônia – Teutônia
  • Instituto de Educação Cenecista General Canabarro – CNEC Teutônia
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello – Forquetinha

 

 

Fotos Bruna Trojaike
Assessoria de Imprensa de Forquetinha