Cultura RS RSS Eventos Destaques Forquetinha

Festival integra grupos de danças alemãs

Grupo de danças Lustiger Volkstanzgruppe completa oito anos de fundação neste sábado (Foto: Giovane Weber)

A dança, música e a gastronomia típica serão destaque no fim de semana. O grupo de danças Lustiger Volkstanzgruppe realiza o 7º Encontro de Danças Alemãs neste sábado, dia 16, no Parque de Exposições Christoph Bauer, em Forquetinha.

Conforme o casal organizador Pedro, 69, e Leda Mann, 66, o objetivo é manter vivas as tradições germânicas. “A dança, a música, as edificações e a comida típica tornam a cidade conhecida no mundo. Precisamos incentivar os jovens a valorizar o que nossos antepassados iniciaram”, destaca Pedro.

Leda elogia os projetos desenvolvidos pelo Executivo. Para ela, é fundamental intensificar este trabalho nos colégios, para que as novas gerações ajudem a preservar as origens e costumes. “A contratação de professores de dança estimula a formação de novos casais para integrar nosso grupo. Além disso, recebemos auxílio na compra de trajes e no deslocamento em eventos culturais onde representamos a cidade”, afirma.

O grupo foi criado faz oito anos e envolve atualmente seis casais. A meta é aumentar o número de pares nos próximos meses. Para Pedro e Leda, a dança é uma terapia. “Além de ser um ótimo exercício, ajuda a divulgar nossas riquezas culturais”, orgulham-se.

“Ajudamos a preservar nossa identidade”

O prefeito Paulo José Grunewald destaca o empenho da administração municipal em manter viva a história. “Contratamos profissionais para incentivar mais pessoas a integrar o grupo. A cultura alemã é um dos nossos atrativos e por ela somos reconhecidos”, conclui.

Recentemente foi aprovado pela Câmara de Vereadores um projeto que autoriza o Executivo a auxiliar os grupos de dança e de idosos na compra de trajes e deslocamento para representar a cidade em eventos culturais.

Programação:
19h – Recepção aos grupos convidados
20h – Jantar servido ao preço de R$ 25 por pessoa
20h15min – Apresentação da Orquestra Municipal de Forquetinha
21h – Apresentação do grupo anfitrião e convidados
23h – Baile com a Banda Star de Venâncio Aires

Texto: Ascom Forquetinha