Saúde Anta Gorda RS RSS Destaques

Fique por dentro da vacinação contra a Febre Amarela

No município a vacinação ocorre nas terças e quartas feiras (Foto: Divulgação)

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Há duas formas de prevenção da febre amarela: A proteção coletiva e a proteção individual.

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação, através da proteção coletiva. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como: caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos.

Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela. Em nosso município, a vacinação ocorre às terças e quartas – feiras, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Quem pode tomar a vacina da febre Amarela?

Pessoas que nunca tomaram a vacina antes;

Pessoas que estão dentro da faixa etária compreendida entre 09 meses e 59 anos;

Pessoas que não tem alergia ( prévia ou atual ) a ovo de galinha ou a algum outro componente da fórmula;

Pessoas que não tiveram febre nos últimos 04 dias que antecedem a vacina;

Pessoas que não tenham o sistema imunológico comprometido ( imunossupressão ) por qualquer motivo;

Pessoas que estejam fazendo tratamento médico e queiram se vacinar mesmo assim, favor informar o vacinador para avaliação do caso;

Pessoas acima de 60 anos que queiram se vacinar devem apresentar atestado ou receita médica.

Para quem viajar a vacina deve ser aplicada no mínimo 10 dias antes da viagem. Quem necessitar do Certificado Internacional de Vacina deve agendar atendimento em uma Agência da ANVISA para emissão do documento.

Texto: Ascom Anta Gorda