Serviços Meio Ambiente Estrela

Fiscalização recolhe eletrônicos descartados de forma irregular

Alguns equipamentos foram deixados nas margens das ruas

Equipamentos foram deixados em terrenos baldios em  bairros da cidade de Estrela

A fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Estrela recolheu, na tarde desta quarta-feira (31.07), 31 aparelhos eletrônicos descartados de forma irregular. A maioria era televisores, deixados em locais como na Rua Paraná e na esquina da Coronel Brito com a Avenida dos Estados, no Bairro dos Estados; nas margens da Rua João Fell, no Bairro Pinheiros, e na Rua Arnaldo José Diel, no Cristo Rei, nos fundos do Parque Princesa do Vale.
A secretaria não tem a identificação das pessoas que deixaram os equipamentos nestes locais e pede que, se alguém flagrar situações deste tipo, encaminhe denúncia ao Meio Ambiente. Salienta que a prefeitura tem um ponto de coleta para estes equipamentos – televisores, aparelhos de som, computadores e outros – que funciona junto ao prédio da antiga Polar. Por meio de convênio com empresa licenciada pela Fepam, estes materiais são recolhidos periodicamente para que tenham a destinação ambientalmente correta. Já as pessoas jurídicas – empresas – são responsáveis pelo descarte.
Conforme a fiscal de resíduos sólidos Rosângela Johann, os danos pelo descarte inadequado ocorrem principalmente porque os equipamentos possuem quantidades significativas de metais pesados, que são altamente poluentes e contaminam a água e do solo. Também causam danos à saúde da população. Em muitas situações, como as encontradas pela fiscalização, há ainda o risco de acidentes, pois vários desses equipamentos encontravam-se quebrados e  próximos às calçadas, podendo provocar acidentes aos pedestres, como cortes com cacos de vidro.
Denúncias e informações sobre o descarte destes equipamentos na Secretaria do Meio Ambiente de Estrela, telefones (51) 3981-1044 ou 1093. O atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela