Alimentação RS RSS Teutônia

Fiscalização Sanitária da Prefeitura apreende mais de 150 quilos de produtos de origem animal irregulares

Mais de 150 quilos de produtos de origem animal irregulares foram apreendidos (Foto: Matheus Prates/Divulgação)

Na última semana, durante uma ação conjunta do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Vigilância Sanitária e o Setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura de Teutônia, foram visitados 17 estabelecimentos do município, com o objetivo de avaliar a regularidade dos alvarás e a comercialização de produtos de origem animal irregulares. Na operação, foram apreendidos mais de 150 quilos de produtos de origem animal sem procedência comprovada, sem rotulagem, provenientes de estabelecimentos com registro no SIM de outros municípios e com prazo de validade vencido.

Dentre os produtos, havia carnes bovinas e de frango temperadas, coração de frango temperado, carnes bovinas e ovinas congeladas, mel, ovos de galinha, ovos de codorna em conserva, linguiças e queijos. Dos 17 estabelecimentos vistoriados, oito estavam com algum tipo de irregularidade na apresentação dos alvarás e foram orientados a procurar os devidos setores municipais para sanar as pendências.

Parte dos produtos apreendidos foi doada a cães em situação de vulnerabilidade e abandono. O restante foi descartado no Aterro Sanitário do Município. A ação teve como elemento norteador o combate à clandestinidade e a avaliação de regularidade dos estabelecimentos. A fiscalização sanitária será contínua no município, pois visa a oferta de produtos de qualidade aos consumidores, evitando, assim, doenças causadas por alimentos de origem animal.

Texto: Ascom Teutônia