Cultura Social Lajeado

Fogo Simbólico da Pátria é recepcionado em Lajeado

O Fogo Simbólico da Pátria chegou a Lajeado na manhã desta segunda-feira (19/08). Trazido pela Liga da Defesa Nacional (LDN) do Rio Grande do Sul, um dos símbolos da Semana da Pátria foi conduzido pelas principais ruas da cidade e recepcionado em cerimônia junto ao Corpo de Bombeiros. A chama permanece acesa em uma pira no quartel até o dia 1º de setembro, quando será então apresentada no evento de abertura da Semana da Pátria, no Parque dos Dick, e depois permanecerá acesa no Largo da Prefeitura de Lajeado até o dia 7 de Setembro.

A centelha do Fogo Simbólico foi trazida a Lajeado pelo coronel Ataíde Moraes Rodrigues, representante da LDN, que veio acompanhado do 1º Tenente Ronaldo Norberto Fernandes, do 1º Tenente Nilson Cunha Montardo e do 3º Sargento Vanderlei Pedroso. O grupo saiu de Porto Alegre e, depois de passar pelas cidades de Montenegro e Estrela, chegou a Lajeado no final da manhã. O grupo foi recepcionado junto ao Monumento do Imigrante, na Avenida Senador Alberto Pasqualini, e percorreu as Avenidas Senador Alberto Pasqualini, Benjamin Constant, as ruas Coronel Júlio May, Júlio de Castilhos, Benjamin Constant, até chegar ao quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha, onde foi feita a cerimônia. O comboio contou com o acompanhamento de um caminhão do Corpo de Bombeiros e de veículos do município.

– Esta corrida do Fogo Simbólico aconteceu pela primeira vez no Brasil em 1937, quando a chama foi de Viamão a Porto Alegre. Este ano, percorrerá cerca de 12 mil quilômetros, passando por 150 municípios. É nossa forma de contribuir para robustecer o patriotismo e incentivar o amor à pátria – disse o coronel Moraes em sua fala.

A vice-prefeita Gláucia Schumacher lembrou que os festejos da Semana da Pátria são um momento de pensar nas coisas boas do país.

– Os problemas existem, mas é um momento para refletirmos o que temos de bom no nosso país, no nosso estado e na nossa cidade. É um momento de emoção, de termos orgulho de nossas realizações – disse Gláucia.

 

A 82º Corrida Fogo Simbólico da Pátria

A corrida do Fogo Simbólico acontece tradicionalmente há 82 anos no Rio Grande do Sul. Neste ano, o tema nacional é a Bandeira do Brasil, e o tema regional é o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, que completa 50 anos em 2019. O evento é organizado pela Liga da Defesa Nacional (LDN).

A LDN foi criada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac e está presente em todo o Brasil. Tem a finalidade de fortalecer o patriotismo e desenvolver o civismo entre os brasileiros.

A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi criada em 1937 pelos gaúchos, e a primeira corrida foi de Viamão a Porto Alegre. Todos os anos, percorre o Estado levando a chama a diversos municípios gaúchos. Este ano, teve origem no Parque Histórico General Osório, que homenageia o militar patrono da cavalaria do Exército.

 

Semana da Pátria em Lajeado

A Semana da Pátria será aberta em Lajeado com um evento no Parque dos Dick, que será realizado no dia 1º de Setembro, às 16h.

Haverá a abertura oficial com fogo simbólico, apresentação da banda Adolescente Legal com Música, mantida pela Alsepro, e apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena. Após, a Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) encerra o evento com um grande concerto.

O evento ocorrerá em palco montado especialmente para o evento junto ao Quiosque do Parque dos Dick. Toda a comunidade está convidada a prestigiar.

Durante a semana da Pátria, até o dia 7 de setembro, as escolas da rede municipal realização atividades e eventos em comemoração à data. O tema deste ano é o “Pacto Lajeado Pela Paz”.

 

Programação no dia 1º/09:

16h – Abertura oficial
16h15 – Adolescente Legal com música (ALSEPRO)
16h40 – Apresentação da EMEF Nova Viena
17h – Encerramento com OCLAJE

 

Fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado