RSS Eventos Lajeado

Fogo Simbólico da Semana da Pátria chega a Lajeado

O Fogo Simbólico da Semana da Pátria chegou a Lajeado no final da manhã desta segunda-feira (21/8 (Foto: Divulgação)
Fogo Simbólico da Semana da Pátria chegou a Lajeado no final da manhã da segunda-feira (Foto: Divulgação)

O Fogo Simbólico da Semana da Pátria chegou a Lajeado no final da manhã desta segunda-feira (21). Do Monumento ao Imigrante, na Avenida Senador Alberto Pasqualini, ele foi conduzido pelas principais ruas e avenidas da cidade até o quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha. A chama chegou a Lajeado com um dos quatro grupos encarregados de levar o fogo simbólico aos municípios gaúchos. A comitiva contava com a presença do Coronel da Brigada Militar e vice-presidente da Liga da Defesa Nacional, Álvaro Raul Cruz Ferreira, do membro da Liga, Félix Tibiriçá Pinheiro Rocha, e dos segundos-sargentos da Brigada Militar Vanderlei Pedroso e Carlos Vanderlei Ferreira.

O Coronel Álvaro falou um pouco sobre a história do Fogo Simbólico.

– Este é um momento de pensar no nosso país e em como nós podemos contribuir para que o nosso Brasil seja melhor. E acreditamos que é assim, com a força da comunidade, como vemos aqui hoje, que poderemos ajudar a construir uma pátria melhor para todos nós – disse o prefeito Marcelo Caumo.

O fogo permanecerá no quartel dos Bombeiros até o dia 1º de setembro, quando será levado ao Largo da Prefeitura. Neste dia, a partir das 9h, ocorrerá a cerimônia de Abertura da Semana da Pátria em Lajeado, que este ano tem como tema “O Brasil que me Encanta”, buscando resgatar entre os estudantes motivos de orgulho pelo país. Estão previstas o dia 1º de setembro apresentações de escolas e da Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre, no Largo da Prefeitura. Haverá também o Juramento à Bandeira dos jovens dispensados em 2017 do Serviço Militar Inicial.

Em razão da programação, no dia 1º de setembro o trânsito ficará interrompido entre as 6h e as 11h nas duas quadras da prefeitura (na rua Cel. Júlio May, entre a Júlio de Castilhos e a Bento Gonçalves, e na rua Júlio de Castilhos, entre a Borges de Medeiros e a Cel. Júlio May). Os veículos que utilizam a Júlio May entre a Benjamin Constant e a Júlio de Castilhos deverão obrigatoriamente seguir à esquerda na Júlio de Castilhos neste período.

Entre o dia 1º/9 e 6/9, o Fogo Simbólico permanecerá aceso em frente à prefeitura, quando a guarda do fogo será feita por escolas e entidades voluntárias do município. Nestes dias, a convite da Secretaria Municipal de Educação, escolas foram convidadas a realizar atividades solidárias em suas comunidades para marcar a celebração da Semana da Pátria.

O fogo permanece em frente à prefeitura até o dia 6 de setembro, quando será deslocado para a sede do 22º Batalhão de Polícia Militar, na Rua Cel. Júlio May, 353, que ficará responsável pela guarda do fogo até o dia 7 de setembro.
Programação da Abertura da Semana da Pátria:

Dia: 1º/09/2017
Horário: 9h
Local: Largo da Prefeitura (Rua Cel. Júlio May, 242 – Centro)

– Juramento à bandeira
– Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre
– Apresentações artísticas:
EMEF Francisco Oscar Karnal
EMEI Gente Miúda
Projeto Vida Santo Antônio
Slan
– Exposição de cartazes das escolas municipais

Texto: Ascom Lajeado