Artigos - Gestão de Pessoas

Foi chamado para um entrevista de emprego, e agora? – por Márcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

O grande dia está chegando! Você elaborou seu currículo, enviou e ficou na torcida. Você recebeu um telefonema, a entrevista está marcada e é hora de enfrentar o entrevistador. O seu grande objetivo era conseguir essa oportunidade, e agora que o sonho está perto de se tornar realidade você não se sente confiante o suficiente. Se você se identifica com esta situação, fique calmo. Saiba que esta situação é muito comum!

O nervosismo antes da entrevista de emprego é normal, em especial para quem vai fazer a sua primeira entrevista. No entanto, é preciso ficar atento: o nervosismo no momento da entrevista e falta de preparação podem demonstrar imaturidade e prejudicar candidatos muito bons.

Mas como conseguir mais confiança ou se sentir mais bem preparado faltando pouco tempo para a entrevista? A resposta é simples: preparação e orientação.
Quando enfrentamos uma situação nova ou de grande pressão, estar bem preparado é um grande diferencial.

Veja abaixo as dicas para você se sair bem na sua entrevista:

1. Currículo atualizado: Mantenha o documento atualizado e leve um impresso na entrevista de emprego. É fundamental manter o seu currículo sempre atualizado. O recrutador tem pouquíssimo tempo para ler o seu currículo, por isso ele deve ser o mais breve, conciso e convincente. Conheça muito bem o documento que escreveu.

2. Conheça o local de entrevista: se possível, visite o local uns dias antes. Conhecendo pessoalmente o local onde será a entrevista e o trajeto para chegar lá, você fica com uma preocupação a menos. Planeje a melhor forma de chegar e evite atraso. Lembre-se que a avaliação do candidato inicia bem antes da entrevista de emprego, um candidato que chega atrasado na própria entrevista pode passar uma imagem negativa. A orientação é chegar entre 10 a 15 minutos antes do horário marcado.

3. Busque informações da empresa: se você enviou um currículo e planeja trabalhar em uma empresa, o recrutador pensa que você conhece (ou pelo menos deveria conhecer) bem aquela empresa, aquele mercado. Quando você for realizar uma entrevista de emprego, busque informações sobre a empresa, conheça sua cultura, como atua, seus produtos e serviços.

4. Seja sincero e verdadeiro: seja o mais profissional possível, pois você está em um ambiente de trabalho. Evite piadas e brincadeiras. Mantenha a seriedade, seja sincero e verdadeiro. Responda as perguntas de forma natural, fale sempre verdade, jamais tente enrolar o entrevistador.

Boa sorte!!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.