Educação Nova Bréscia

Formada a primeira turma do Proerd da EMEF Madre Assunta

Formandos, coordenadores do projeto, professores e membros da Administração comemoram a conquista.

Os 19 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EME) Madre Assunta, receberam, na manhã de do dia 11, em cerimônia de formatura, os certificados de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

As atividades iniciaram em agosto, através das aulas coordenadas pela soldado Tatiane Wilsmann, do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Encantado. Durante os 10 encontros, os alunos seguiram instruções de uma apostila própria, com tarefas que seguiram o objetivo do programa: passar aos alunos informações a respeito dos danos à saúde provocados pelo uso de álcool, cigarros e drogas. Os jovens também aprendem sobre os riscos e consequências de suas decisões, sobre como lidar com situações de tensão e como se comunicar de forma confiante. Aprendem ainda que é importante ter empatia e ajudar o próximo. Além disso, definiram sua própria rede de ajuda, para utilizarem em situações de risco.

A cerimônia contou com a presença de pais e familiares dos formandos, autoridades, professores, funcionários e todos as demais turmas da escola, que, atentos, assistiram à formatura dos colegas. O Comandante do 1º pelotão e da 2ª Cia. de Encantado e Coordenador do Proerd – Tenente Nilson Friedrich e o Comandante do Gpm. de Nova Bréscia – Soldado Antunes, também estiveram presentes. O “leão”, escolhido mascote do projeto, por ser um animal forte, corajoso e que domina seu território, além de proteger sua prole dos inimigos, também esteve na escola durante a manhã. Emocionada, a soldado Tatiane, que coordenou as atividades, agradeceu aos alunos e à equipe da EMEF pela recepção e trabalho em conjunto ao longo das aulas.

O aluno destaque das atividades foi Augusto Betti Bassani. A redação da aluna Lívia Giongo Radaelli foi escolhida como a melhor. Ambos receberam brindes pelo destaque. As camisetas usadas pelos alunos foram adquiridas pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente. Esta é a primeira turma da instituição a receber o projeto, isso porque, até então, não havia sido formado ainda o 5º ano na escola – que iniciou suas atividades em 2016.

O Proerd

O programa é a versão brasileira de uma iniciativa que surgiu em 1983, nos Estados Unidos. No brasil, em 1992, a Policia Militar do Rio de Janeiro foi a pioneira no programa. A brigada militar implantou-o em 1998. Atualmente o Proerd é desenvolvido em mais de 50 países. Neste ano, comemora-se 20 anos do programa no Estado do Rio Grande do Sul, formando mais de um milhão e trezentos mil alunos.

 

 

Fotos: Camila Merlo
Assessoria de Imprensa de Nova Bréscia