RSS Destaques Estrela Geral

Fórum aborda a desigualdade social em Estrela

Encontro visa refletir sobre as desigualdades sociais no município (Foto: Sérgio R Sant’Anna)
Encontro visa refletir sobre as desigualdades sociais no município (Foto: Sérgio R Sant’Anna)

A Faculdade La Salle de Estrela promove no dia 27 de outubro o 7º Fórum de Ensino Superior, momento em que serão abordadas as desigualdades sociais do município. No encontro, serão apresentados os resultados da pesquisa feita por alunos e mestres, “Desvelando o que Queremos Esconder”. O estudo será debatido entre jornalistas e representantes da sociedade. “A pesquisa é fundamental para entender a opinião da população sobre os problemas sociais do município”, salienta o diretor-geral da Faculdade, Irmão Marcos Corbellini, que coordenou o estudo.

O levantamento traz números interessantes que vão gerar a reflexão dos participantes. Por exemplo, 20,6% das pessoas já sofreram algum tipo de discriminação por serem pobres. A pesquisa foi aplicada nos 17 bairros de Estrela e envolveu 399 pessoas entrevistadas. Os entrevistados responderam a 30 perguntas pertinentes a gênero, raça, renda, escolaridade e idade: 53% das pessoas entrevistadas concordaram que mulheres negras e índias são as que mais sofrem desigualdade social. Dos pesquisados, 66% acreditam que as mulheres são menos valorizadas do que os homens no salário em cargos de mesmo nível.

Esses números permitiram concluir que os entrevistados concordam que há desigualdade ou discriminação em Estrela, mas há uma apatia em relação aos mais necessitados. “Ao mesmo tempo em que as pessoas entendem que há desigualdade social, não parece existir movimento na comunidade para reverter esta situação. A pesquisa é uma ferramenta para repensar se essa realidade percebida é uma realidade justa”, enfatiza a professora mestre Andréa Gerhardt, que participou do estudo.

A Instituição convidou dois representantes da sociedade e dois jornalistas para se debruçarem em cima dos números e refletir sobre a situação: o Secretário da Saúde, Elmar Schneider, o advogado e ex-presidente da OAB Estrela, Daniel Horn, e os jornalistas Carine Krüger, do jornal Nova Geração (Estrela), e Fernando Weiss, do jornal A Hora (Lajeado). O Fórum conta com o apoio do jornal Nova Geração e do jornal A Hora.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Faculdade La Salle