Encantado Eventos Rural - Agricultura Destaques

Fórum Tecnológico do Leite será na próxima semana em Encantado

O município de Encantado sediará na próxima quarta-feira (13/11), a 13ª edição do Fórum Tecnológico do Leite. O evento itinerante ocorre no auditório Itália, na sede da Prefeitura, e segue com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (08/11), no site www.colegioteutonia.com.br/forumdoleite ou nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Na ocasião serão diversos painéis e palestras, além de relatos de experiências com o objetivo de discutir temas relacionados à cadeia leiteira.

Entre os palestrantes estará o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg, que apresentará um relatório socioeconômico da cadeia produtiva do leite nos vales do Taquari e Caí. Outros temas, como combate e erradicação da febre aftosa, controle da brucelose e da tuberculose bovinas e produção de leite à base de pasto, em compost barn ou free stahl, também estarão em discussão. Já o concurso do chope em metro promete divertir os participantes. 

A Emater/RS-Ascar está organizando transporte gratuito para os agricultores interessados. O evento é uma realização do Colégio Teutônia, Prefeitura de Encantado, Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado com patrocínio e apoio das cooperativas Sicredi, Dália Alimentos, Languiru, Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS), Federação dos Trabalhadores na Agriccultura (Fetag/RS), Samaq Massey Ferguson, Prefeitura de Teutônia, Machado Agropecuária, Nutron, Launer Química, Duagro e Maná. 

 

Programação

8h – Recepção com degustação de lácteos

9h – Palestra “Produtor de leite um estilo de vida”, com Vilnei Varzim

10h20 – Debate com foco em sanidade animal. “Programa Nacional de Combate e Erradicação da Febre Aftosa”, com Fernando Groff e “Panorama da Brucelose e da Tuberculose Bovina no RS”, com Ana Cláudia Groff.

11h30 – Apresentação do relatório socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite dos Vales do Taquari e Caí, com Martin Schmachtenberg

12h – Almoço e Concurso do Leite em Metro (buffet livre para os inscritos no Fórum a R$ 10)

13h30 – Abertura oficial do evento

14h – Apresentação de cases de modelos e realidades de produção com painéis sobre compost barn, free stahl e produção à base de pasto, com mediação de Jaime Ries e participação de agricultores

15h – Debate sobre os temas apresentados

15h30 – Encerramento

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald