Previsão do tempo RS RSS

Frente fria muda o tempo na Região Sul

Frente fria avança pelo Estado provocando chuvas (Foto: Divulgação)

A semana começou ensolarada e seca no Sul do país devido a presença de uma área de alta pressão atmosférica que inibiu a formação de nuvens de chuva em grande parte da Região.

Entretanto uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e favorece a formação de instabilidades em grande parte do estado Gaúcho – onde há risco de chuva forte – e faixa leste de Santa Catarina e do Paraná.

A nebulosidade aumenta principalmente a partir da tarde de hoje (12) e a chuva mais volumosa deve atingir a fronteira com o Uruguai. Este sistema tem potencial para causar ventanias, com rajadas de vento com mais de 60km/h, além de trovoadas. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul os volumes de chuva não devem ser tão expressivos.

Durante o fim de semana a frente fria avança pelo oceano e o risco para ventos de moderada a forte intensidade continua em toda Região Sul.

Diminuição de temperatura
Com a passagem do sistema, o vento muda de direção e passa a soprar do quadrante sul, assim a temperatura máxima diminui nos três Estados nos próximos dias. O destaque é para o Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, as máximas que chegaram aos 31°C na segunda-feira (09), não deve passar dos 23°C no final da semana.

Texto: Ascom Somar Meteorologia