Saúde Brasil RSS Destaques

Frente parlamentar da Câmara lança pesquisa sobre consumo equilibrado de açúcar

73% da população que consome açúcar e pratica atividade física está com peso adequado (Foto: Divulgação)
73% da população que consome açúcar e pratica atividade física está com peso adequado (Foto: Divulgação)

A pesquisa Consumo equilibrado: uma nova percepção sobre o açúcar foi lançada na quinta-feira (07), pela Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético da Câmara dos Deputados. Parte da Campanha Doce Equilíbrio, a pesquisa reforça as diretrizes nutricionais para o consumo adequado, dentro de um estilo de vida saudável, sem a vilanização do açúcar.

Tanto a campanha quanto a pesquisa busca promover informações sobre o bem-estar na alimentação e no estilo de vida, além de disseminar o debate acerca do consumo de açúcar. Promovidas pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, a iniciativa aponta que 73% da população que consome açúcar e pratica atividade física está com peso adequado.

Foram convidados para o evento o responsável pelo estudo, o cardiologista e diretor do Núcleo de Nutrição do Instituto, Daniel Magnoni; e o preparador físico e apresentador, Márcio Atalla. O cardiologista tem alertado para o risco do consumo exagerado, e para a necessidade de se trabalhar os conceitos de educação nutricional com a população e ensinar de que forma o açúcar pode ser usado.

“O ingrediente só é negativo quando ingerido em grande quantidade e somado a uma vida de excessos, estresses e sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 10% das calorias totais diárias podem ser obtidas via açúcar”, sinaliza Magnoni. Ele destaca que o consumo equilibrado que, uma vez colocado em prática, não traz nenhum risco.

Agência CNM, com informações da Câmara e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia