Solidariedade Destaques Estrela

Frio intenso aumenta importância da doações de roupas

Procura por vestimentas mais quentes tem aumentado no Varal Solidário. Doações poderão ser realizadas agora também nos dias de vacinação da Covid-19 em Estrela

A chegada do inverno e dos dias mais frios chamou a atenção para um conhecido problema: a vulnerabilidade das pessoas mais carentes às baixas temperaturas. A procura por roupas quentes e agasalhos no Varal Solidário de Estrela, que agora está atendendo na Rua Cel. Brito, nº 1005, ao lado das instalações da Defesa Civil, Conselho Tutelar e Samu, se intensificou na última semana e isso alertou para outro fato: a necessidade de uma maior rotina na doação de roupas. Uma das propostas para colaborar neste sentido é que a arrecadação de alimentos realizada por voluntários do Lions, nas etapas de vacinação da Covid-19, seja agora acompanhada também da doação de roupas, necessariamente as mais quentes, mantas, cobertores e calçados fechados.

O Varal Solidário de Estrela, uma iniciativa do governo local através da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), já registra um movimento mais intenso nos últimos dias. São cidadãos em busca de roupas para suas famílias, e na especial procura por peças mais quentes. O caso de Márcia Silva (34), moradora do Bairro Imigrantes é um exemplo. Foi ao Varal nesta quinta-feira (01) encontrar algumas peças para seus sete filhos e ela. “É muito importante para nós, principalmente no inverno”, resumiu. O casal Cerilo (60) e Lurdes Alves (59) foi outro que agradeceu. “Viemos sempre que podemos. Nos ajuda muito”, enfatizou Cerilo.

Oportunidade

O presidente do Lions, Rudi Birck, que desde o início da campanha de imunização tem colaborado com o processo de cadastramento das pessoas nas etapas de vacinação, sustenta a importância do voluntariado por parte da população. “Já arrecadamos nos dias de campanha alimentos que contribuíram para centenas de pessoas.

As doações, contudo, diminuíram com a redução da idade dos vacinados, pois são as pessoas mais velhas que costumam ser mais solidárias. Mas vemos como ótimo propósito seguirmos pedindo para que, junto de algum quilo de alimento ou outros itens básicos, as pessoas também possam colaborar com a doação de peças de roupas mais quentes”, avalia. Tatiana Oliveira, diretora do Departamento de Desenvolvimento Social de Estrela, completa. “Que as pessoas possam se desapegar de peças de roupas que não fazem mais uso, calçados fechados ou mesmo mantas e cobertores. Com certeza serão de grande valia para famílias em situação de maior vulnerabilidade social. E muitos cidadãos, que querem doar mas não sabem onde, agora têm boas oportunidades.”

Controle

Para democratizar o acesso às doações e realizar um controle, o Varal realiza um cadastro de quem comparece ao local. Limita e registra o número de peças retiradas e determina um prazo de três meses para o retorno. O atendimento é realizado de terça a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. Doações espontâneas podem ser realizadas no local ou na sede Secel, na Rua Marechal Floriano, nº 433. Agendamentos, entidades ou associações interessadas em colaborar podem também entrar em contato pelo telefone 3981-1122.