Solidariedade RS RSS Teutônia

Funcionários demonstram espírito solidário e ajudam a “esquentar” o inverno

Frigorífico de Aves realizou a doação de mais de 400 peças para crianças e adolescentes da AMAM (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Quanto será que vale estender a mão ao próximo? O que motiva alguém a se importar com o outro? Qual é a reação de uma entidade ao receber uma inesperada doação? Essas e outras perguntas talvez possam ser respondidas pelos funcionários da Cooperativa Languiru que participaram de campanhas de arrecadação de agasalhos em unidades administrativas e industriais da cooperativa. O interesse pela comunidade, um dos princípios do cooperativismo, foi demonstrado por centenas de pessoas no mutirão que arrecadou milhares de roupas e calçados.

Sede Administrativa

Entre os dias 28 de maio e 08 de junho, a campanha transcorreu na Sede Administrativa, no Bairro Languiru. Foram arrecadadas em torno de 450 peças, entre roupas adultas e infantis, cobertores, roupas de cama e banho. No dia 14 de junho, as doações foram encaminhadas para o Asilo Pella Bethânia, entidade que cuida de aproximadamente 170 pessoas em Taquari. Os donativos foram entregues pelo Setor de Recursos Humanos, que foi representado pela coordenadora Dionéia Hergemöller, psicóloga Júlia Portz e auxiliar Daiane Leonhardt. A entrega também foi acompanhada pela gerente executiva de controladoria da Languiru, Carla Gregory.

Frigorífico de Suínos

Semanas depois, entre os dias 1° e 15 de junho, campanha de arrecadação de agasalhos ocorreu no Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas. As peças de vestuário adulto e infantil foram encaminhadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município no dia 09 de julho. As doações foram entregues pelo coordenador de produção, Maiquel Magedanz, e pelas auxiliares administrativas Charline Dhein e Joana Lúcia Heckler. Por outro lado, os donativos foram recebidos pela coordenadora Rosieli Fritzen e pela orientadora Josiane Carneiro. O CRAS desenvolve projetos sociais que oferecem desde aulas de música até oficinas de pintura em telas e tecidos. Da mesma forma, a entidade atende grupos de idosos de Poço das Antas.

Frigorífico de Aves

Mais adiante, entre os dias 11 e 26 de junho, foi realizada campanha de arrecadação de agasalhos no Frigorífico de Aves, em Westfália. Foram angariados em torno de 650 peças como casacos, moletons, calças e até brinquedos, os quais foram encaminhados, no dia 05 de julho, para duas entidades. As auxiliares administrativas do Setor de Recursos Humanos do Frigorífico de Aves, Haidi Roese Rückert e Bruna da Silva, coordenaram a entrega dos donativos.

Em torno de 250 peças foram repassadas ao Lar de Idosos Opa-Haus, situado às margens da Via Láctea, no município de Teutônia. Os donativos foram recebidos pela cuidadora Edinéia Lamb. Mantido pelo Clube de Mães Lar da Amizade (CMLA), o espaço abriga 38 idosos de municípios como Teutônia, Estrela e Westfália.

Já em Arroio do Meio, na Associação de Menores de Arroio do Meio (AMAM), foram entregues aproximadamente 400 peças de roupa. Os donativos foram recebidos pela diretora Daniela Bruxel da Costa e pela vice-presidente Cândida Marchese Johann. Hoje, a Associação serve de abrigo para 18 crianças e adolescentes, que contam com o apoio de monitoras, assistente social e psicóloga. A estrutura é variada e oferece desde berçário até quadra de esportes e praça para convivência. A AMAM ainda disponibiliza o Turno Inverso para crianças da comunidade, sendo que a entidade chega a atender até 84 crianças e adolescentes com este serviço.

Indústria de Laticínios

Já entre os dias 21 de junho e 02 de julho foi realizada campanha de arrecadação de agasalhos na Indústria de Laticínios, em Teutônia. Em torno de 250 peças, como casacos, moletons e calças foram direcionados ao Lar de Idosos Trindade, de Boa Vista Fundos, município de Teutônia. Os donativos foram entregues no dia 03 de julho pelo gerente industrial Mauro Eduardo Aschebrock, pela auxiliar administrativa Joice Beatriz Strate e pela operadora de esterilização Jucelaine Bang Meinerz. Os representantes da Indústria foram recebidos pela enfermeira Francieli Ana Furlanetto Fischer e pela técnica em enfermagem Miriam Peixoto. O lar serve de moradia para 20 pessoas, entre idosos e adultos.

Saiba como ajudar

Ficou motivado a ajudar o próximo e contribuir para uma sociedade melhor? Que tal trabalharmos para uma corrente do bem? Caso queira contribuir com uma das entidades que receberam as nossas doações, seguem contatos de telefone e e-mail para você ser protagonista da mudança da sociedade. Isso é cooperativismo, faça o bem sem olhar a quem.

LAR DE IDOSOS TRINDADE – TEUTÔNIA

Telefone: (51) 3762-3717

E-mail: lartrindade@certelnet.com.br

OPA-HAUS – TEUTÔNIA

Telefone: (51) 3762-4944

E-mail: eversev@hotmail.com

CRAS – POÇO DAS ANTAS

Telefone: (51) 3773-1122

E-mail: cras@pocodasantas-rs.com.br

AMAM – ARROIO DO MEIO

Telefone: (51) 3716-3586

E-mail: candida@fjassessoria.com.br

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PELLA BETHÂNIA – TAQUARI

Telefone: (51) 3653-1556

E-mail: captacao@pellabethania.com.br

Texto: Ascom Cooperativa Languiru