Economia Vale do Taquari Educação Destaques Lajeado

Fundadas as primeiras quatro Cooperativas Escolares de Lajeado

O cooperativismo vem conquistando espaços por ser social e economicamente mais justo e equilibrado. Disposta a engajar desde cedo crianças e adolescentes, a Sicredi Integração RS/MG deu início à implantação do projeto de Cooperativas Escolares, o qual oportuniza uma formação de liderança e trabalho em equipe diferenciado, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável. A fundação das quatro primeiras associações ocorreu nesta quarta-feira (6) em Lajeado, numa parceria com a Prefeitura, e envolve 125 estudantes do 6º ao 9º ano das escolas de ensino fundamental Vida Nova, Guido Lermen, São João e Nova Viena. Os eventos ocorreram nos próprios educandários, sendo prestigiados por diretores, professores e pais, além do presidente da Sicredi Integração RS/MG, Adilson Metz, e da secretária de Educação, Vera Plain.

Em todos os eventos houve assembleia, discussão e aprovação de estatuto, apresentação da logomarca, além da votação das diretorias. Já à frente da condução dos eventos, os estudantes manifestaram autonomia, superaram momentos de timidez e revelaram sua alegria por fazer parte desta iniciativa. “A partir desse projeto vamos aprender muito e com toda certeza faremos o melhor possível para honrar a Coopvida”, declarou a presidente, Amábile Scherer. Na Emef Guido Arnoldo Lermen, a presidente da Cooegal Beatriz Prates Leitzke afirmou: “a palavra que marca o nosso dia hoje é orgulho. Orgulho por termos nos tornado cooperativistas e estar participando da fundação da nossa própria cooperativa escolar”.

O caráter do projeto tem por finalidade a promoção da convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o espírito coletivo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes. Através desses momentos de aprendizagens é proporcionada a vivência dos princípios do cooperativismo. Ao destacar o viés pedagógico e de aprendizagem que caracteriza a cooperativa escolar, o pesquisador e coordenador Everaldo Marini enalteceu a educação associada à inovação. “Nós trabalhamos os pilares da educação da Unesco para o Século XXI. Aprender a ser, a conhecer, fazer, conviver e também um novo item que está surgindo, que é aprender a empreender, criando ideias e ir além do que é proposto, se desafiar e inovar”. Para ele, o desejo maior é ver os jovens se desenvolverem como pessoas. “Daqui alguns anos, queremos que vocês estejam no lugar do presidente, da professora e de tantos outros, fazendo melhor, sendo a diferença”, completou.

O presidente Metz observou a expansão em curso da Sicredi Integração RS/MG, o grande número de cooperativas de todos os setores que existem na região e já aproveitou para convidar os alunos a participarem das assembleias previstas para março, a fim de que se inteirem das atividades. “Venham com seus pais, nem que seja para sugerir o que perguntar. Até para pedir explicações, baseado no que vocês aprenderam”. A parceria entre a Sicredi e a Prefeitura foi elogiada pela secretária de Educação, a qual ressaltou as atividades para o crescimento pessoal de cada um. De acordo com Vera, o órgão é parceiro porque acredita nos méritos das cooperativas escolares. “Que essas quatro escolas de hoje sejam as primeiras de um grande movimento. Para Lajeado fará com certeza uma grande diferença”.

Em todas as cooperativas há a dedicação de professores que auxiliam na coordenação do trabalho e participaram das etapas de formação realizadas ao longo deste semestre. “Os jovens abraçaram com entusiasmo a ideia e já perceberam como é bom pensar de forma cooperativa, na comunidade, e tudo isso vem de encontro ao maior desejo que temos atualmente que é construir uma sociedade de paz”, considerou uma das professoras, Marlene Hofle, da Emef São João. Para a diretora da Emef Nova Viena, Elisângela Zanatta, esse momento é um marco positivo. “Estamos formando novas lideranças e, tenho certeza, muitas novas ainda serão despertadas”.

As Cooperativas Escolares

Coopvida – Emef Vida Nova (Bairro Conventos). Presidente: Amábile Scherer
Cooegal – Emef Guido Arnoldo Lermen (Bairro Centenário). Presidente: Beatriz Leitzke
SJ Cooper – Emef São João (Bairro Moinhos d’Água). Presidente: Kailane Daitx
Cooperviena – Emef Nova Viena (Bairro Olarias). Presidente: Sarah Schwambach

 

 

Assessoria de Imprensa Sicredi Integração RS/MG