RSS Geral Lajeado

FUNDEF realiza a 1ª feijoada beneficente

m torno de  260 pessoas apostaram na causa e contribuíram  na compra de cartões para a feijoada (Foto: Divulgação)
m torno de 260 pessoas apostaram na causa e contribuíram na compra de cartões para a feijoada (Foto: Divulgação)

Fazer o bem é divertido e saboroso! Esse é o slogan da mais nova campanha da instituição. A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-faciais está organizando ao longo deste ano uma série de ações para buscar recursos financeiros para a entidade. A feijoada promovida no sábado (05) é uma delas. O evento realizado na Societa Italiana Tuti Fratelli, em Lajeado só foi possível graças ao apoio de uma série de parceiros.

O presidente da FUNDEF, Alain Viegas Detobel expôs a necessidade de angariar recursos financeiros para manter a instituição. “Nós trabalhamos de uma forma que as pessoas percebam que o dinheiro gasto com a compra do cartão não foi para pagar a feijoada, mas sim, para ajudar a entidade. O evento deve se tornar uma tradição em Lajeado.”

Em torno de 260 pessoas apostaram na causa e contribuíram na compra de cartões para a feijoada. A programação iniciou às 11h30 min na Societa Italiana Tuti Fratelli. Durante o almoço teve a apresentação do projeto Adolescente Legal com Música, da Alsepro (Associação Lajeadense pró-Segurança Pública). O projeto atende 52 crianças de 7 aos 17 anos, onde os alunos aprendem a tocar diversos instrumentos.

Sobre a FUNDEF
A entidade é referência na área dos fissurados para mais de 400 municípios gaúchos. São 2800 pacientes cadastrados com fissuras labiopalatais e 6000 pacientes com deficiência auditiva. A FUNDEF atende em média 1600 pacientes por mês, nas duas áreas de atuação.

Dados da feijoada
Uma equipe formada por 5 pessoas trabalhou durante 2 dias para preparar 25 quilos de feijão e 80 quilos de ingredientes para a feijoada. Além disso, foram servidos farofa com ovo, couve com manteiga, arroz e a laranja com açúcar e canela.

O diretor- presidente da Fruki Nelson Eggers participou da feijoada. Ele contou que acompanha desde o início a história da FUNDEF. “Fiz parte do primeiro grupo de fundação da entidade. A FUNDEF faz um trabalho extraordinário, e nós que somos dessa comunidade queremos ver ela cada vez melhor”.

O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo trouxe toda a família. Ele enalteceu o trabalho da instituição que é referência no Estado. “Não tenho palavras para descrever todo auxílio que a FUNDEF presta para famílias de diversas classes sociais. A possibilidade de transformar a vida de uma criança é maravilhoso! Nós nos sentimos na obrigação de contribuir como cidadão e como representante de uma comunidade”.

O empresário Nestor Heineck também apostou na causa. “Eu acho que todos nós da comunidade, enfim, todo ser humano deve ser solidário. Pensando dessa forma, eu me vi na necessidade de ajudar”.

Texto: Ascom Fundef