RSS Geral Lajeado

Fundef recebe a vista de representantes da ACI-E de Encantado

Grupo conheceu como funciona o atendimento na Fundef (Foto: Simone Wobeto)
Grupo conheceu como funciona o atendimento na Fundef (Foto: Simone Wobeto)

Um grupo formado por 12 empresários e membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) conheceu as dependências da Fundef na quinta-feira (24). O presidente da Fundação, Adriano Strassburger apresentou primeiro o local onde são reabilitados os pacientes com deficiência auditiva. O setor de reabilitação auditiva existe desde 2007, no local os pacientes são avaliados por uma equipe multidisciplinar que realiza exames e faz a adaptação do aparelho auditivo. Depois o grupo foi até a unidade dedicada à reabilitação de pacientes com fissuras labiopalatais, que é um espaço limitado de 200 metros², onde as salas são multiuso.

Strassburger explicou como surgiu a entidade em 1991, o crescimento da instituição ao longo desses 24 anos e a evolução na sequência do tratamento, tudo para devolver o sorriso e alegria para quem mais precisa. Além disso, o presidente apresentou o novo projeto Reabilitando com Carinho. “O valor arrecadado cerca de R$185.000 será usado para adquirir material para atendimento aos pacientes com fissuras labiopalatais durante o próximo ano. Sem a ajuda da comunidade, a Fundef que atende pelo SUS, não teria como manter as portas abertas, pois tem muitos custos que o Sistema Único de Saúde não cobre.”

A visita durou um hora e meia. O grupo ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela Fundef. “Foi uma visita muito importante, nós dá uma noção muito real das necessidades físicas e de saúde que as pessoas passam, e da importância do trabalho dessa instituição na reabilitação das pessoas com fissuras e dificuldades auditivas. Nós não tínhamos uma noção do compromisso da entidade com a comunidade, é fantástico ver o trabalho realizado aqui num espaço limitado, saber das necessidades e estamos aqui para apoiar no que for preciso,” ressaltou, Mardi Hor De conto, vice-diretora de serviços da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E).

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Fundef