Esporte Destaques Estrela

Futebol amador em Estrela volta à pauta

Governo de Estrela se reúne com representantes de clubes e comunidades para viabilizar a I Copa Secel de Futebol Amador – Troféu Celso Brönstrup

Uma reunião realizada esta semana pela Secretaria Especial de Esportes, Cultura e Lazer (Secel), com representantes de clubes e comunidades, tratou de um assunto constante nas rodas de conversas de quem gosta de esporte: o futebol amador de Estrela. Pois o encontro que reuniu representantes do Aimoré, Imigrantes, São Luís, Novo Paraíso, Glória com os coordenadores do esporte da Secel deu largada ao objetivo do governo municipal. Datas não foram estipuladas e novos encontros serão realizados em breve – o próximo dia 02 de agosto –, pois a proposta é contar com mais representantes, mas o otimismo figurou forte após a reunião. Certo é que o troféu em disputa homenageará o ex-prefeito Celso Brönstrup.

A primeira reunião tratou de alguns itens iniciais necessários para a retomada. A disputa ocorreria nas categorias livre e master (a definir idade, 40 ou 45 anos), sendo que o clube/comunidade participante não seria obrigado a colocar time nas duas categorias. Apesar da perspectiva de que a bola só role por setembro, quando o contexto da pandemia da Covid seja mais tranquilo ao atual, protocolos higiênicos serão adotados.

Atletas

Como forma de valorizar a participação de atletas locais e o desenvolvimento do esporte no município, algumas exigências seriam tomadas para incentivar isso. Seriam permitidos entre 20 e 25 atletas por time; e integrando apenas uma categoria. O jogador deverá possuir Cartão SUS por Estrela e ainda morar ou trabalhar na cidade. Atleta profissional que tenha atuado em 2021 não seria permitido.

Rodadas

Umas das pautas acertadas foi o local das rodadas. Esta ocorreria com todos os jogos em local único, sendo realizado um rodízio das sedes, onde o time anfitrião não vai a campo, apenas organiza a jornada para a disputa em campo entre os visitantes, com a categoria master pela manhã e a livre à tarde. Ao meio-dia, almoço com cardápios e preço tabelado, também como forma de gerar renda para os clubes.

A Secel em todas as rodadas disponibilizaria música ao vivo; brinquedos infláveis para as crianças e oficinas para público feminino, como forma de atrair todos os públicos e tornar as rodadas em um atrativo para toda a família, mesmo daquelas não envolvidas diretamente com o campo. Mais informações na Secel, pelo telefone 3981-1122.