Artigos - Gestão de Pessoas

“Ganhos e perdas – Cada escolha, uma renúncia!” por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Quais escolhas você têm deixado de fazer por ter que abrir mão de alguma coisa?

Todas as escolhas que fazemos na vida trazem ganhos e perdas e, isto quer dizer que sempre agregamos algo ou perdemos alguma coisa. Para muitos entender esta lógica ainda é um pouco complexa, porque a maioria de nós quer apenas ganhar e não perder nada.

Ao contrário do que muitos pensam, não escolhemos de forma racional. Nossas escolhas são processos emocionais, baseados em nossas crenças e em nossos valores.

Tomar decisões, fazer escolhas não é tão fácil, afinal toda escolha implica em uma renúncia. Escolher significa deixar de lado uma ou mais opções em benefício de algo que, naquele momento, julga-se melhor ou mais relevante.
Mas então, como aprender a decidir melhor? A primeira dica é passar a decidir mais. Não adiar para tomar uma decisão que precisa ser tomada. Na prática, exercitar o “Fazer o que precisa ser feito”.

Uma ferramenta utilizada nas sessões de coaching é denominada Ganhos e Perdas, esta possibilita ao indivíduo obter mais clareza sobre os efeitos que tais mudanças podem ocasionar.

Sugiro que na próxima oportunidade em que você tiver que fazer uma escolha ou fazer uma mudança, experimente esse exercício:

Em uma folha de papel em branco, escreva duas ou mais opções, colocando cada uma delas em uma coluna.
Divida cada coluna ao meio, colocando na parte superior a palavra Ganhos e a na parte inferior a palavra Perdas.
Em seguida responda: O que eu ganho se obtiver isso? O que eu perco se obtiver isso?

Procure pensar também nos ganhos e perdas a longo prazo. Ou seja, o que cada uma dessas escolhas pode trazer de positivo ou de negativo para o seu futuro.

Agora, olhando para o quadro e avaliando o impacto em ganhos e perdas de cada opção, tome a sua decisão e siga em frente sem ficar refletindo como as coisas seriam se você tivesse escolhido de outra forma.

Lembre-se, não decidir também é uma escolha!!!

Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas