Cultura RS RSS Destaques Estrela

Gargalhadas em teatro para alunos

Peça foi prestigiada por mais de 450 estudantes na tarde desta quarta-feira (Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

Muitas gargalhadas ecoaram pelo salão da Sociedade Ginástica Estrela (Soges) na tarde desta quarta-feira (15/08). Eram elas de centenas alunos da rede pública de ensino de Estrela, se divertindo com a peça “As Aventuras do Pequeno Príncipe”. Ao fim, aplausos e pedidos por mais. A apresentação do grupo Gompa marcou o lançamento da 8ª Feira do Livro – “Para Além de ler ver o mundo” para a área estudantil. O evento foi mais uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Estrela com o Sesc.

Mais de 450 alunos dos 4º e 5º anos das escolas públicas municipais e estaduais prestigiaram, gratuitamente, a encenação do grupo porto-alegrense, vencedor de três prêmios estaduais e já prestigiado por mais de 40 mil expectadores na região Sul do país. Inspirado na obra de Saint Exupéry, o espetáculo trouxe, de maneira lúdica, questionamentos e diferentes formas de ver o mundo ao redor dos jovens. Os valores abordados pelo autor são vivenciados por três atores que se transformam em diversos personagens e tratam de temas como autoritarismo, egoísmo, violência, individualismo, ego, tolerância, responsabilidade, sonhos, amizades e amores.

Entre os presentes, as amigas Érica Woicechowski Diedrich (9) e Ana Jachetti Lenz (9). As colegas do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pinheiros estavam contentes com a oportunidade. “É muito divertido vir ao teatro. Em fico por vários dias pensando no que vi”, revela Érica. “Dá vontade da gente ler mais sobre o que a gente assiste”, completa Ana. Na primeira fila da plateia, o aluno do 5º da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moinhos, Kelvin dos Santos da Silva (11). Vencedor de concurso regional de redação do Proerd, o garoto diz gostar de eventos culturais. “Nos incentivam a ler. Gosto também de escrever. Estou agora adorando gibis. Vou esperar muito pela Feira do Livro.”

Alunos da rede pública aplaudiram o espetáculo, uma parceria da Smed com o Sesc

A 8ª Feira do Livro de Estrela ocorre de 2 a 6 de outubro e tem como patrono o escritor Antônio Schimeneck. É uma promoção do Governo de Estrela através da Smed, tem o financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomazi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller. Mais informações na fanpage Feira de Estrela e na Smed pelo telefone 3981-1134.

Texto: Ascom Estrela