Alimentação RS Encantado RSS

Gerente participa de curso sobre segurança alimentar

Ivane na sede da ITAL, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Nos dias 30 e 31 de julho de 1º de agosto, a gerente da Divisão Controle Qualidade, Ivane Giacobbo, participou do curso “Preventive Controls for Human Foods”, ministrado pelo professor e doutor, Bruno M. Xavier, da Coronell University, dos Estados Unidos.

O curso foi realizado pelo Food Safety Preventive Controls Alliance (FSPCA), organização público-privada que funciona como um elo com as indústrias, as universidades e o governo; em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas, São Paulo, e capacitou profissionais na implantação de um plano de segurança para a indústria de alimentos baseado na nova legislação dos Estados Unidos, que consiste em produzir alimentos seguros para o consumidor. “Este plano é similar ao Plano Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), porém, necessita de algumas adequações”.

O curso é reconhecido pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo dos Estados Unidos que tem a função de controlar os alimentos e medicamentos, através de diversos testes e pesquisas. Este plano é obrigatório para as empresas que projetam exportar para os Estados Unidos.

Na avaliação de Ivane, o curso qualifica o profissional para implantar, capacitar a equipe e assinar os planos na empresa. “Foi possível trocar informações e experiências com profissionais da qualidade de grandes empresas de todo Brasil. Como a Dália Alimentos já possui os planos APPCC implantados, teremos facilidade em realizar as adequações para a nova legislação”, pontua Ivane.

Texto: Ascom Dália Alimentos