Saúde RSS Estrela

Gestantes cruzeirenses conhecem local onde terão seus bebês no Hospital de Estrela

Grupo de Gestantes conheceu o Hospital (Foto: Divulgação)
Grupo de Gestantes conheceu o Hospital (Foto: Divulgação)

Devido a adesão do município de Cruzeiro do Sul a Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, as gestantes cruzeirenses que fazem seu acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passarão a dar a luz aos seus bebês, no município de Estrela.

Diante disso, a primeira turma de mulheres grávidas, do terceiro trimestre, ou seja, dos últimos meses de gestação, foram levadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento para conhecer o Centro Obstétrico do Hospital Estrela. Ao todo foram oito gestantes, algumas com seus acompanhantes, que contaram também com a presença das quatro enfermeiras do município, a responsável pelos encaminhamentos, Deise da Silva, e a secretária da Saúde, Aline Flores.

A turma de Cruzeiro foi recebida pela enfermeira obstétrica Amanda Vier. Esta explicou todo o funcionamento do setor e como será o atendimento da mãe e da pessoa acompanhante. Na oportunidade Amanda também esclareceu o que a futura mãe precisa colocar em sua mala e na do bebê e quanto a documentação que precisa levar – Cartão do SUS do município de Cruzeiro do Sul atualizado, Carteira de gestante, documentos pessoais e exames recentes. A enfermeira ainda destacou a importância de se ter uma pessoa acompanhante que ajude a manter a calma da mãe.

A enfermeira levou os visitantes até o Centro Obstétrico, onde fica o berçário, sala de avaliação e salas de parto. Foi destacado que no momento do parto a mãe pode estar acompanhada de apenas uma pessoa. O restante da família permanece na sala de espera, podendo conhecer o novo integrante da família posteriormente, quando a mãe já está estiver com o recém-nascido.

As mães ainda foram orientadas quanto ao momento em que chegarem ao Hospital Estrela. Segundo Deise, é importante que a pessoa se dirija ao Pronto Socorro (PS) e se identifique como gestante cruzeirense.

Além disso, sentido o trabalho de parto, a mãe pode procurar o Hospital de Cruzeiro ou ir diretamente a Estrela. Antecedendo esse período, diante de alguma intercorrência, a gestante deve procurar o Hospital de Cruzeiro onde será avaliada, e, diante da necessidade, será devidamente encaminhada para Estrela. Amanda Vier recomenda que a partir da 34ª semana de gestação as mães estejam com a sua mala e a da criança prontas, juntamente com todas as documentações.

Conforme a secretária Aline, a visita ao Centro Obstétrico do Hospital Estrela será feita por todas as gestantes cruzeirenses, que assim desejarem. “Basta que realizem o agendamento com sua enfermeira de referência”.

Pré-natal

A Secretaria informa que o acompanhamento do pré-natal é realizado nas três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, devendo as consultas ser agendadas com as recepcionistas das mesmas.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul