Vale do Rio Pardo Eventos

Gestão de pessoas é tema de curso promovido pela Amvarp e Famurs

Durante três horas, gestores públicos do Vale do Rio Pardo trocaram experiências e aprenderam um pouco mais sobre gestão de pessoas no curso gratuito promovido pela Amvarp e Famurs na tarde de terça-feira. No plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o escritor e palestrante Tadeu Comerlatto comandou uma série de dinâmicas e trouxe ideias criativas e inovadoras para que os municípios motivem e mobilizem suas equipes no atendimento da população:

“São coisas do dia a dia com as quais nem todos se preocupam, mas que possuem um valor extraordinário. Por isso, é importante que os gestores públicos invistam nas suas equipes, preparem seus times, pois são eles que administram o município”, resumiu Comerlatto.

Com mais de 40 anos de vida pública, o ex-prefeito de Videira (SC) também contou o que ouviu de 26 políticos que saíram vitoriosos em mais de seis eleições, material que serviu para uma análise sobre a atividade no país. Como resultado, descobriu muitas coisas em comum:

“O principal de tudo é o cuidado. Sempre que for dizer um não, diga o não, não enrole. Explique o motivo, converse com o cidadão, seja atencioso. Um médico, quando opera, usa anestesia para tirar a dor do paciente. Nas prefeituras, têm uma grande quantidade de cirurgiões, mas faltam anestesistas”, explicou o autor de mais de 40 obras publicadas no Brasil e no Exterior.

Outro erro são as pequenas promessas diárias que não são cumpridas pelos gestores públicos. “Isso que mata uma prefeitura, é uma falta de respeito com a população e não tem perdão. Os políticos que conseguiram várias eleições foram aqueles que preservaram a credibilidade e a confiança. Chegaram até a perder popularidade, mas recuperaram. A credibilidade, uma vez perdida, não se recupera mais”, concluiu.

Sobre o atual momento da atividade política no país, Comerlatto foi direto: “Nós políticos, estamos com uma imagem muito ruim. Temos que mudar isso, modificar a imagem das instituições públicas em benefício das pessoas. O servidor público hoje também é pouco valorizado. Ele tem de se sentir importante, sentir-se parte da estrutura”.

O evento teve a abertura do presidente da Amvarp e prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, e do 2o vice-presidente da Famurs e prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge.

Fotos em anexo: Divulgação, Amvarp