RS RSS Eventos Destaques

Gestores culturais debatem melhorias para o setor no RS

Secretário da Cultura em exercício, André Kryszczun, participou do painel Rumos da Política Cultural (Foto: Divulgação/Sedac)
Secretário da Cultura em exercício, André Kryszczun, participou do painel Rumos da Política Cultural (Foto: Divulgação/Sedac)

Gestores culturais, produtores e artistas se reuniram na quarta-feira (6) no 3º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura e no 23º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul. O evento acontece até nesta quinta-feira (7) no centro de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Em dois dias de atividades, representantes de vários municípios do Estado e da região sul do Brasil analisam as políticas atuais de cultura e traçam novas perspectivas para as próximas gestões municipais.

Convidado para o painel Rumos da Política Cultural, o secretário da Cultura em exercício, André Kryszczun, falou sobre o conjunto de editais elaborados com o apoio dos colegiados setoriais. “Pela primeira vez, a Secretaria lançou ações por segmento, elaborado pelos colegiados e com olhar além Porto Alegre, a exemplo do FAC Regional, que está em fase de habilitação e aguarda as indicações do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura da Famurs (Codic) para formar a comissão de avaliação dos projetos”.

Além dos FACs do audiovisual, museus, livro, literatura e leitura, artes visuais, teatro, dança e circo, em breve serão lançados editais para música, culturas populares, artesanato e patrimônio histórico.

O secretário também pediu o envolvimento da sociedade no debate sobre a cultura. “Cultura não é apenas entretenimento, é uma cadeia produtiva com vetores de desenvolvimento econômico, social e humano. Quanto mais investimento, menos se gasta com segurança pública, por exemplo. Portanto, só vamos mudar a concepção de cultura quando envolvermos a sociedade nesta discussão”.

O painel foi mediado pelo assessor técnico de cultura da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), José Carlos Martins. Também participaram Carla Chilanti Pinheiro, presidente do Codic/Famurs; o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Dael Prestes Rodrigues; e o prefeito de São Jerônimo, Marcelo Luiz Schreinert, representando o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador.

Texto: Ascom Estado