Educação RSS Imigrante

Gincana marcou a Semana Saúde na Escola

Gincana estimulou a alimentação saudável (Foto: Luise Tombini)

De 23 a 27 de abril ocorreu a Semana Saúde na Escola e em Imigrante a equipe da Saúde preparou uma gincana, aplicada em todas as escolas para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. A atividade seguiu o tema proposto pelo Ministério da Saúde “Enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil e a importância da atualização da caderneta de vacinação”.

As turmas foram divididas e entre as brincadeiras propostas tiveram que compor uma pirâmide nutricional, fazer a degustação de olhos vendados e adivinhar quais frutas e legumes comeram, entre outras brincadeiras que exploraram questões como diminuição do consumo de sal e gorduras, instigando-os a buscar alimentos saudáveis em suas refeições.

Na oportunidade, os alunos também deixaram suas carteirinhas de vacinação para a enfermeira verificar. Os que estavam com vacinas por fazer foram comunicados.

Segundo dados repassados pelo Ministério da Saúde, há um expressivo aumento do sobrepeso e da obesidade. Como forma de prevenir Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s), que podem ser consequência da obesidade, várias ações estão sendo realizadas envolvendo diversos setores.

Mantendo a população imunizada, foi possível erradicar diversas doenças como varíola, a paralisia infantil, e há as que se encontram em fase de eliminação como o tétano neonatal, o sarampo e a rubéola. Outro ponto frisado pelo Ministério, é a implantação de salas de vacinação em unidades básicas de saúde, que facilitam o acesso da população.
As ações desenvolvidas para a Semana Saúde na Escola estão vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), que envolve as Secretarias da Saúde e Assistência Social e de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. O PSE tem como objetivo o trabalho de diversas frentes visando a prevenção de doenças.

Texto: Ascom Imigrante