Social RS RSS Estrela

Governo de Estrela inaugura Creas dia 22

Assistente social Adriane Mallmann, advogada Patrícia Busnello, psicóloga Daniela Demiquei e secretário da Sedesth, José Alves (Foto: Jaqueline Backes)

Estrela se prepara para inaugurar oficialmente, no dia 22 de agosto, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A unidade está em funcionamento desde 2014, dividindo espaço com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), mantida com recursos do município. A partir deste mês, com o credenciamento, passa a receber verbas do governo federal.

O titular da Sedesth, José Itamar Alves, cita que Estrela é a quarta cidade do Vale do Taquari beneficiada com o Creas. Antes, somente Lajedo, Taquari e Teutônia ofereciam os serviços de média complexidade. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) compõem uma rede de proteção social. Cada um possui suas competências e especificidades.

O Cras é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Já o Creas tem por objetivo ofertar serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras). “O Cras trabalha na atenção básica, na prevenção, e o Creas é responsável pela execução, atuando nas conseqüências ocasionadas pela vulnerabilidade e risco social”, resume o secretário.

Público alvo

O serviço que está sendo formalizado atende crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e famílias que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual e exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil, adolescentes em conflito com a lei e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos à sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar. Uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicóloga, advogada, educador físico e dois estagiários (serviço social e administração). A coordenação do novo serviço é a mesma da pasta do Desenvolvimento Social. O secretário José Alves destaca que o Creas significa um avanço muito significativo para o município porque vem suprir a grande demanda antes atenuada pelos Cras. “Agora teremos, de fato, uma estrutura – Cras e Creas – capacitada e que interage entre si, qualificando ainda mais os serviços prestados”, comemora.

Os números do Creas – janeiro a julho de 2018

– 126 pessoas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos e 20 adolescentes em Medidas Socioeducativas.
– Atendimentos: 934 (psicossocial, orientação jurídico-social, articulação com a rede de serviços, audiências e outros); 81 visitas técnicas domiciliares e 16 encontros em grupo (adolescentes e familiares)

Serviço:

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) está localizado na rua 13 de Maio, 398, Centro, em Estrela.

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia), ressaltando que em segundas-feiras, na parte da manhã, o expediente é interno, pois ocorrem as reuniões da equipe técnica, para discussão e encaminhamentos de casos. Informações pelo telefone (51) 3981- 1139

Texto: Ascom Estrela