Alimentação Saúde Destaques Estrela

Governo de Estrela vai para seu sexto ano no Programa de Aquisição de Alimentos

Governo de Estrela vai para seu sexto ano no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando produtores, entidades e pessoas atendidas

Produtos são entregues ainda frescos à Sedesth, e em seguida distribuídos às entidades

O Governo de Estrela, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), realizou na tarde desta quarta-feira (20) mais um processo de entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) às entidades cadastradas do município. O Governo de Estrela, que desde 2013 integra o programa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), faz mensalmente a aquisição de até 20 diferentes produtos, todos de fornecedores locais cadastrados e aprovados, para atender a demanda das refeições de centenas de crianças, jovens, adultos e idosos de cinco entidades beneficiadas: Apae, Pousada da Criança, Vovolândia e as unidades Centro e Moinhos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Segundo o secretário José Itamar Alves, em 2018 foram investidos no programa mais de R$ 80 mil. A expectativa é, neste ano, chegar a R$ 115 mil. Entre os produtos estão mel, cenoura, batatas, beterraba, cucas, pães e bolachas, adquiridos junto a mais de 10 fornecedores locais aprovados. “Ganham todos. A economia local que é movimentada de uma maneira geral pois estes produtores têm a garantia de parte da sua produção tem destino, e isso os incentivam a permanecer na área, a realizarem mais investimentos, e ganham as entidades beneficiadas, que podem também investir em outras demandas o valor que antes seria utilizado com a aquisição destes produtos, e ganham as pessoas atendidas, com a certeza de que estão consumindo produtos de excelente sabor, alta qualidade”, destaca o secretário.

Hoje são mais de 20 produtos fornecidos por mais de dez produtores

Criado em 2003, o PAA foi criado para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. É implantado por meio de convênio formalizado entre o MDS, o Estado e o Município. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Cabe ressaltar que o PAA permite a compra, com dispensa de licitação, de alimentos de agricultores familiares, portadores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor praticados no mercado local. Produtores interessados em fornecer seus produtos podem buscar informações nas secretarias da Agricultura e na própria Sedesth.

O município de Estrela fez o Termo de Adesão ao programa em 2013 e sempre que o Governo Federal aprova a proposta de trabalho, o programa é executado pela Sedesth. “Estamos sempre nos adaptando e atendendo às exigências”, ressalta Alves, citando a recente mudança para o transporte dos alimentos. Desde novembro, a Sedesth firmou parceria com as secretarias municipais da Agricultura e da Educação para a utilização de um caminhão adaptado, com isolamento térmico e entre outras características, para realizar as entregas. “Agora podemos realizar este processo uma única vez no mês, e com os alimentos chegando mais frescos ainda. Isso também dá mais organização às entidades, que podem melhor controlar seus estoques e assim se programarem para os restantes dos dias até a chegada de nova leva de produtos.”

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela