RS Polícia

Governo federal libera verba para reaparelhamento do sistema prisional e construção de três novos presídios no RS

Mais vagas para o regime fechado masculino (Foto: Caroline Paiva)
Mais vagas para o regime fechado masculino (Foto: Caroline Paiva)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou, na quinta-feira (29), que o governo federal liberou 65 milhões para a construção de três estabelecimentos prisionais no Rio Grande do Sul. Os recursos serão utilizados também para o reaparelhamento do sistema prisional, por meio da aquisição de 71 novos equipamentos , como raio x, portal e raquetes.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, disse que são recursos que vêm na hora certa. “Desde que assumi, afirmo que nossa prioridade é reestruturar as casas prisionais e dar melhores condições de trabalho aos servidores. Iniciaremos os trâmites burocráticos assim que ocorrer a liberação dos recursos”, falou.

Duas cadeias públicas para o regime fechado serão construídas em Rio Grande e São Leopoldo, oferecendo 286 vagas, cada. O local do terceiro presídio ainda está sendo estudado. Serão 700 novas vagas no sistema prisional gaúcho.

A superintendente dos Serviços Penitenciários, Ane Stock, disse que o recurso será disponibilizado até o início do mês de Janeiro. Foram destinados 1,2 bilhão aos Estados para a construção de penitenciárias e modernização do sistema penitenciário.

Texto: Ascom Susepe