RS RSS Rural - Agricultura Destaques

Governo federal quer fortalecer serviço de extensão rural nos estados

Secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, José Ricardo Roseno -(Foto: Kátia Marcon/Emater-RS )
Secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, José Ricardo Roseno -(Foto: Kátia Marcon/Emater-RS )

Em visita ao Rio Grande do Sul na terça-feira (2), o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, José Ricardo Roseno, foi recebido por extensionistas e representantes da Emater/RS-Ascar e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No encontro, Roseno destacou o trabalho feito até o momento pela secretaria, criada no primeiro semestre deste ano, e os projetos do governo federal para o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural Social (Aters).

Ele enfatizou o esforço da secretaria em mostrar a relevância das políticas que eram desenvolvidas pelo extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), buscando a continuidade dos programas e o aumento do orçamento. “A meta é tirar do papel a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A intenção é publicar editais e contratar assistência técnica para facilitar o acesso da população e fortalecer as emateres estaduais, integrando a Aters”. O governo federal espera destinar um orçamento de R$ 800 milhões para a agência e fazer o repasse direto às entidades responsáveis pelo serviço.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, agradeceu pelo repasse dos R$ 8 milhões referentes a serviços prestados pela entidade por meio de chamadas públicas do governo federal. “É muito bom termos um extensionista ocupando esse cargo tão importante, precisamos de pessoas que valorizam a Aters, que é de extrema importância para a agricultura, que contribui muito com o PIB do Brasil e do RS”, ressaltou.

O secretário da de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, defendeu a volta do MDA e elogiou a estrutura da Emater/RS-Ascar. “Temos profissionais capacitados para buscar sempre o melhor para a nossa agricultura familiar e melhorar a vida de milhares de pessoas que produzem no meio rural, promovendo o desenvolvimento”, disse.

Estiveram presentes o coordenador de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Hur Ben Correa da Silva, diretores técnico e administrativo da Emater/RS, Lino Moura e Silvana Dalmás, o secretário adjunto da SDR, Iberê Orsi, além de presidentes e representantes de entidades ligadas à Aters do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom Estado