Saúde Estrela

Governo Municipal acerta reabertura do IPE Saúde em Estrela

Reunião com o prefeito Rafael Mallmann (c) contou com a presença do diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius Vieira de Almeida (d/acima)

Presidente do instituto estadual participou de reunião que acertou a volta do serviço. Administração Municipal arcará com custos do profissional, sala e material

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (13.08), no Gabinete do Prefeito Rafael Mallmann, tratou de detalhes da reabertura, em Estrela, do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, ou IPE Saúde como é mais conhecido, fechado desde o fim de 2015. Além do chefe do Executivo, participaram do encontro o atual diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, que estava acompanhado do Deputado Federal Frederico Westphalen. Estiveram presente também o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos; e o vereador João Braun.

Na pauta da reunião, o atual contexto do serviço que é de responsabilidade do Governo Estadual, mas que influencia diretamente na rotina de centena de cidadãos estrelenses, e por isso a preocupação local em resolver a situação que se arrasta há anos. O escritório de Lajeado também está fechado, como de outros municípios vizinhos, e hoje o mai próximo da população estrelense fica em Venâncio Aires. “É uma antiga batalha por parte de nossa administração. Tivemos em janeiro a promessa do presidente do IPE, senhor Marcus Vinicius Vieira de Almeida, de que seria realizado um esforço para a reabertura do escritório em Estrela. Hoje essa parceria foi firmada, contemplando o nosso esforço nesse sentido. Agora precisamos adaptá-la”, relata Santos.

De acordo com o secretário, o município cederá uma sala para abrigar o escritório, e arcará com os custos de material e também os contratuais do funcionário. “O serviço é de responsabilidade do Estado, mas não queremos deixar nossa população desprovida do mesmo, e no atual contexto esta parceria é a melhor solução de momento. O local exato do novo ponto e a data da abertura ainda serão definidos, mas a princípio o mesmo funcionará dentro da sede da Prefeitura, até como forma de otimizar alguns processos”. O IPE vai dar treinamento ao profissional e acesso ao sistema. Santos reitera que não apenas o funcionalismo público municipal será atendido, mas todos aqueles cidadãos que têm convênio com o IPE, entre eles professores da rede estadual e policiais militares.

Texto: Rodrigo Angeli
Foto: Bruna Nunes Braun/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela