RSS Estrela Turismo

Governo propõe criação do Conselho e Fundo Municipal do Turismo

Alambique Berwanger integra o Roteiro Turístico Delícias da Colônia (Foto: Divulgação/Arquivo)
Alambique Berwanger integra o Roteiro Turístico Delícias da Colônia (Foto: Divulgação/Arquivo)

O Governo de Estrela encaminhou, à Câmara de Vereadores, projetos de lei pelos quais propõe a criação do Conselho e do Fundo Municipal do Turismo. O Conselho será um órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento, que reunirá representantes da esfera pública e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o segmento, integrando a estrutura básica da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, diretamente vinculado ao seu titular.

Ao Conselho, conforme a proposta, compete opinar sobre questões voltadas do turismo, tais como a proteção de defesa do interesse turístico; valorização dos elementos da natureza, tradição, costumes, manifestações culturais e outras que constituem atração para este setor, propaganda turística e externa em assuntos que digam respeito ao prestígio do município; estímulo privado no sentido de incremento do turismo; entre outros.

O órgão será formado por 12 membros, sendo seis representantes da prefeitura e seis de entidades ligadas de alguma forma a esta área, como a Cacis, Faculdade La Salle, Associação dos Artesãos de Estrela, Roteiro Delícias da Colônia, Aturdec, Agências de Viagens e Turismo de Estrela e hotéis”. É importante salientar que o turismo vem se destacando em nosso município. Participamos da Rota Delícias da Colônia, onde pontos da cidade são visitados, atraindo turistas de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países”, ressalta o prefeito Rafael Mallmann na mensagem justificativa que acompanha o projeto de lei.

Já o Fundo Municipal de Turismo tem por finalidade dar o apoio necessário para projetos de natureza turística em Estrela. Os recursos serão aplicados no financiamento total ou parcial de programas, projetos e serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo; desenvolvimento de programas de capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos na área turística, entre outras ações.

Os projetos de lei foram baixados para analise e parecer das comissões internas do Legislativo, devendo ser levados ao plenário nas próximas sessões.

Texto: Ascom Estrela