Melhor Idade RS RSS Estrela

Gracie lança gincana solidária de Natal

O passeio no Cisne Branco sempre emociona (Foto: Gracie/Divulgação)

O Salão Nobre da Prefeitura de Estrela recebeu, na tarde desta quarta-feira (21), os coordenadores dos 23 grupos que formam o Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) de Estrela. Na oportunidade, os presentes foram surpreendidos com o lançamento da Gincana Solidária de Natal, onde os mais de 500 participantes do programa, divididos em cinco equipes, estarão agora engajados em arrecadar alimentos, e a campeã será contemplada com um passeio pela região cujo roteiro é surpresa. Os alimentos arrecadados serão repassados a famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), parceiro da iniciativa.

O ato contou com a presença do titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves, cuja pasta responde pelo Gracie e o Cras. “A gente sabe sempre do empenho de vocês nas atividades que são realizadas ao longo do ano, sei que não será diferente agora, quando vocês poderão fazer um fim de ano de muitas famílias bem melhor e feliz”, destacou Alves. As equipes foram divididas conforme proximidade e tamanho dos núcleos, contando todas com o mesmo número de participantes. Os alimentos arrecadados, conforme uma lista pré-elaborada, serão entregues no dia 14 de dezembro, junto a Festa de Encerramento, no Parque Princesa do Vale, às 13h30min, que contará com animação da banda Horus.

Viagem

Na terça-feira (21), a segunda delegação do Gracie, esta agora composta por 90 integrantes dos núcleos e Glória, Linha São Jacó, Oriental, Moinhos, Pinguela e Arroio do Ouro, realizou a viagem de passeio a Porto Alegre. Na capital, realizaram o roteiro que logo na chegada conta com um passeio no barco Cisne Branco. “Foi sensacional. Nunca pensei que poderia um dia passear num barco destes”, revelou Anita Bergman, 92 anos, a mais de setenta casada com Wilibaldo Bergmann, 89. Depois a delegação realizou visita a um shopping, onde os idosos tiveram tempo para almoçar e passear. À tarde todos foram aos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio. Depois, retorno para Estrela. No último dia 12 foram mais de 120 pessoas dos núcleos de Imigrantes, Cristo Rei, Auxiliadora, Geraldo Alta, Geraldo Baixa, São José, Costão, Santa Rita, Lenz, Novo Paraíso e Centro que viajaram à capital gaúcha. No próximo dia 27 será realizado o terceiro e último passeio, então com a maior das delegações, composta por mais de 200 integrantes, entre eles dos bairros Boa União e Indústrias.

O Gracie movimenta hoje mais de 570 pessoas entre 50 e 102 anos de vida nos 23 grupos formados em bairros e localidades do interior. A participação é franca e aberta. As inscrições podem ser realizadas diretamente com os líderes dos grupos, nos dias dos respectivos encontros, ou no próprio Gracie (na sede do Centro de Referência de Assistência Social, no Cras Centro, Rua Tiradentes, nº 478), que faz o devido encaminhamento. Os encontros ocorrem desde março, diariamente a partir das 14h, em uma agenda pré-programada para cada um dos núcleos. Há ainda a participação em festas comunitárias, bailes e demais eventos municipais; a manutenção do Coral do Gracie, a escolha da corte da Terceira Idade e outras atividades culturais. Mais informações pelo telefone 3981-1051.

Texto: Ascom Estrela